Coluna

Viver Melhor

Fernando Torres
197 - 19/05/2017

111Roça urbana

Uma estufa com cultivo de hortaliças e ervas sem agrotóxicos, em pleno shopping center. Acrescente um sacolão chic, que reúne
200 produtores locais, e um restaurante farm-to-table, o Casa Amora, especializado em comidasaudável. A soma engloba a fazenda urbana BeGreen, de 2,7 mil m², inaugurada este mês no Boulevard Shopping. “Queremos reconectar as pessoas aos alimentos e encurtar a distância entre produtor e consumidor, diminuindo o desperdício provocado pelo deslocamento”, diz Giuliano Bitencourt (esq.), um dos idealizadores do complexo. A ideia foi importada do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde Giuliano e seu sócio, Pedro Graziano, conheceram um modelo semelhante. Por aqui, a estufa vai cultivar 20 itens, como manjericão, agrião, rúcula e, o principal produto, alface baby. “Dois pés a 5 reais. É pra levar”, anuncia.

1Estilo militar

“Missão dada é missão cumprida”, gritaria o capitão
Nascimento na largada do treino de bootcamp. Inspirada no adestramento militar, a nova nomenclatura busca levar o corpo ao limite. “Uma só aula une várias capacidades: força, resistência, flexibilidade e potência cardiorrespiratória”, descreve o educador físico Vinicius Soares (esq.). Isso significa que o combo pode ser personalizado, por exemplo: TRX + calistenia + corrida. Por aqui, o bootcamp dá as caras no projeto Na Praia, no Alphaville. “Vamos ter sequências de treino funcional, ciclismo e Tac Fit com o peso clubbell”, adianta o coach Lui Pessoa, que coordena duas rodadas do aulão, para um pelotão de cem recrutas, na manhã de sábado, 20 de maio.

Gordura no cérebro1

A dieta pode prevenir o mal de Alzheimer. Um exemplo do bem é a gordura insaturada, presente em óleos vegetais, castanhas e peixes. "Ela tornaas membranas do sistema nervoso mais maleáveis, permitindo maior comunicação entre os sinais neurológicos”, explica o nutrólogo e geriatra Nelson Iucif Jr., do departamento de geriatria da Associação Brasileira de Nutrologia e palestrante sobre o tema na Jornada Mineira de Nutrologia. A gordura saturada, por sua vez, seria um ativador da demência. “Ela torna as mesmas membranas mais rígidas”, diferencia.




Comentários