Coluna

Viver Melhor

Fernando Torres
200 - 04/08/2017

BOTECO LIGHT

Novidades no happy hour incluem petiscos veganos e cervejas sem glúten

,DELÍCIAS SEM CARNE

Primeiro bar 100% vegan de Belo Horizonte, o Camaradería (rua Cláudio Manoel, 555, Funcionários) investe na reinvenção de tira-gostos tradicionais. Os pratos que chegam à mesa, assinados pelo chef Jorge Costa, incluem quibe de abóbora, filé de soja acebolado com batata, espeto de cogumelos com mel de figo e até pizzas só com ingredientes vegetais. “Nossa ideia foi mostrar que a comida vegana se assemelha a qualquer outra, apenas não leva carne”, explica um dos sócios, Bruno Faria, vegetariano há dois anos. Com ambição gastrô, o boteco “pé-limpo” ainda sugere invencionices como ceviche de manga e coco; cogumelos Paris e Portobello ao molho chimichurri e cheesecake de tofu com calda de frutas vermelhas.

DESCE REDONDO!.

Pensando na turma gluten free, três cervejarias mineiras lançaram brejas sem o ingrediente "malvado". A abre-alas é a Berry Saison, da Loba. Fabricada com trigo sarraceno, modalidade mais proteica do grão, o rótulo Ale possui 3,6% de teor alcoólico e cai bem com peixes e crustáceos. Outras novidades são a Submissão, da Krug Bier, uma Session IPA com tamarindo – que acena com propriedades digestivas – e a God Save the Queen, típica Pale Ale da Küd.

69VOLTA ÀS AULAS

A lancheira preparada em casa ajuda a construir bons hábitos desde cedo. Mas é preciso estar atento às escolhas, privilegiando ingredientes saudáveis e naturais. Água de coco, iogurte natural, salada de frutas, mix de castanhas, chips de frutas desidratadas e sanduíches de atum, frango ou queijo minas são algumas das dicas do programa Vigilantes do Peso. Para substituir os biscoitos recheados, aposte em cookies de arroz integral, com menos calorias e gorduras, que podem ser incrementadas com geleia 100% fruta. Confira abaixo uma receita de bolo integral saudável.

divulgaçãoINVERNO FUNCIONAL

Para não perder a linha, o Mocca (Alameda do Ingá, 16, Vila da Serra) passa a servir brownie com ganache de biomassa de banana verde. O brownie, elaborado pela chef e terapeuta ayurveda Xanda Fogaça, tem  50% de cacau e seis versões, como a pitada ayurveda, que leva cúrcuma, pimenta-preta, erva-doce, cardamomo e canela. “Rica em fibras, minerais e nutrientes, a receita leva o adoçante natural xilitol”, conta Xanda. Já o ganache que acompanha a receita foi feito pela pâtisserie Célia Braga.

22

BOLO DE BANANA COM CANELA

1 fatia = 177 kcal

INGREDIENTES
4 bananas maduras
1 xíc. de iogurte natural desnatado
4 col (sopa) de açúcar mascavo
3 col (sopa) de manteiga sem sal light
1 ovo
2 col (café) de essência de baunilha
1 ½ xíc. de farinha de trigo integral
½ col (sopa) de fermento em pó
1 ¼ col (café) de canela em pó
¼ xíc. de nozes picadas
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO
Amasse as bananas e misture o iogurte, o açúcar, a manteiga, o ovo e a baunilha até ficar homogêneo. Em outra tigela, misture a farinha, o fermento, a canela e o sal. Adicione a mistura de banana à farinha e misture bem. Acrescente as nozes e misture. Despeje a massa no tabuleiro e leve ao forno preaquecido a 180 graus por meia-hora.

 

 

 

 

 

 

 




Comentários