Mídia

A prova dos 9

Aniversário da revista Viver Brasil marca novo visual, mudança de periodicidade e tiragem de 100 mil exemplares
Fernando Torres
203 - 01/11/2017

A comemoração de 9 anos da Viver Brasil configura um marco de transformação em sua história. Desde agosto, o magazine que você tem em mãos já não é mais a mesmo: além do novo projeto gráfico, assinado pela Greco Design, as edições passaram a ser mensais, e não mais quinzenas. Além disso, a tiragem saltou de
50 mil para 100 mil exemplares, com distribuição amplificada para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o que a consolida como a revista de maior circulação em Minas.
“Estamos procurando nos adaptar aos novos tempos da comunicação e enfrentar essa nova realidade com soluções criativas que pudessem nos colocar à frente no mercado”, diz Gustavo Cesar de Oliveira, o GCO, diretor da VB Comunicação. A troca de periodicidade, por exemplo, concentra os esforços de circulação efetiva, tornando a revista mais forte e influente, com maior resultado para empresas e anunciantes.

Arquivo pessoal

A chegada a Confins é outro diferencial da nova fase. A exemplo da revista 29 Horas, que circula no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Viver Brasil agora tem pontos de distribuição nas áreas de embarque, desembarque e área de acesso da linha de transporte executivo Conexão Aeroporto. “Em algum momento da viagem, os passageiros vão entrar em contato com a revista, que se incorpora ao dia a dia do terminal”, diz GCO. A distribuição também é feitas nas unidades da Drogaria Araujo, do Super Nosso, dos estacionamentos da rede Estapar e outros estabelecimentos da Rota VB.
Já as mudanças gráficas – que também contemplaram o jornal semanal Tudo BH – trouxeram um leiaute mais contemporâneo, com leveza e arejamento para a apresentação do conteúdo. Destaque para a alteração da capa, que, além de inaugurar uma nova tipografia para o logotipo da VB e para a marca da revista, desloca-a para o canto inferior da página, abaixo da foto principal. “Quis dar destaque à foto do personagem da matéria de capa, transformar a imagem em uma moldura”, descreve o designer Gustavo Greco, autor do novo projeto.
Tendo em vista o modelo mais enxuto da mídia contemporânea, os títulos Viver Fashion e Viver Casa, antes independentes e com 30 mil exemplares de tiragem trimestral, passam a encartar a Viver Brasil, tendo maior alcance de leitura. Em 2017, a Viver Fashion teve duas edições publicadas, seguindo a agenda do maior evento da moda mineira, o Minas Trend, além de um especial da cobertura da London Fashion Week, e uma coluna mensal, sobre os bastidores do setor. A Viver Casa, por sua vez, passa a ser uma editoria permanente da revista, com conteúdos de decoração e arquitetura, a exemplos de reportagens sobre as mostras CasaCor e Morar Mais. “Para 2018, o objetivo é que a marca Viver Casa também tenha duas edições anuais encartadas”, adianta GCO.

Juliana FlisterParcerias essenciais
Alguns parceiros da Viver Brasil estão efetivamente presentes nas páginas da revista desde a primeira edição, em 2008. Entre eles, destaque para os bancos Bradesco e Mercantil, os hospitais Biocor Instituto e Mater Dei, empresas como a Klus, a Drogaria Araujo e a Suggar e instituições como a Fiemg, o BH Shopping e a Unimed-BH. Novas parcerias estratégicas também foram firmadas ao longo dos anos, como as mostras de decoração Morar Mais e CasaCor, que, em 2017, sediou o lançamento da edição 200, com o novo projeto gráfico, e o Pedro Leopoldo Rodeio Show, já tradicional no calendário da Viver.

Divulgação“É com grande satisfação que vemos a revista Viver Brasil chegar aos 9 anos! Seguramente, este veículo fomenta o mercado e a cultura de Belo Horizonte e do estado, contribuindo para promover um um olhar plural e apurado para os mais variados segmentos, reafirmando a cultura e a identidade dos mineiros.”
Eduardo Faleiro, diretor da CasaCor Minas

Divulgação“O BH Shopping tem muito orgulho em fazer parte dos 9 anos da Viver. A revista está sempre presente nos principais momentos do empreendimento e em sintonia com o que o nosso cliente busca em um veículo de comunicação: informação clara, objetiva, prestação de serviço e entretenimento de qualidade.”
Renato Tavares, gerente de marketing do BH Shopping

Divulgação“A partir da parceria com a Viver Brasil, que busca levar aos leitores um conteúdo de qualidade, a Rede Mater Dei tem a oportunidade de levar informações e notícias a mais pessoas, visando a melhora da qualidade de vida da população de Minas. Agradecemos a parceria e esperamos continuar escrevendo essa história de sucesso com vocês.”
Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde

Divulgação“Parabenizo a Viver Brasil pelo trabalho e pela dedicação realizados nestes
9 anos da publicação, que presenteia seus leitores com informações atuais. Desejamos mais sucesso!”
Marco Crocco, Presidente do BDMG

Divulgação“A indústria mineira cumprimenta a Viver Brasil pelos seus 9 anos. O jornalismo de qualidade feito em Minas informa o empresariado e auxilia de forma relevante na divulgação de importantes ações do Sistema Fiemg e de suas entidades – Sesi, Senai, IEL e Ciemg –, fortalecendo nossa indústria. Com alegria, celebramos a revista Viver Brasil, que cumpre seu papel no desenvolvimento sustentável do estado.”
Olavo Machado, presidente da FIEMG

Divulgação“Para o Mercantil do Brasil é motivo de satisfação fazer parte da história da Viver Brasil. Nestes
9 anos, a publicação tem retratado o cotidiano dos mineiros, sendo uma importante fonte de informação e entretenimento. Nosso desejo é de que a revista mantenha a trajetória de sucesso”
Roberto Assumpção, diretor Executivo Financeiro, Relação com Investidores e Marketing do banco Mercantil do Brasil




Comentários