De BH para...

De BH para...

Dalila Coelho
203 - 01/11/2017

DivulgaçãoA Viver Brasil desembarca em Lisboa a convite de Fernando Dias, presidente da Master Turismo, que nos dá dicas do seu país natal. Confira também lugares em Belo Horizonte e arredorres que se relacionam às terras lusófonas.

Em Lisboa

All Free PhotosTorre de Belém

Cartão-postal de Lisboa, a Torre de Belém fica localizada na margem do rio Tejo e foi construída em 1514 para compor a formação de defesa das margens da cidade. Com fortes influências islâmicas e orientais, o monumento é um ícone da arquitetura do reinado de Manuel I. Na mesma região, ficam também o Padrão dos Descobrimentos, o Jardim da Praça do Império e tantos outros monumentos importantes para a história de Portugal.

JNcQUOI

O novo hot spot de Lisboa reúne gastronomia portuguesa, mercearia gourmet e alfaiataria em três andares do edifício histórico do cine-
teatro Tivoli. Fernando Dias destaca que Portugal é tido como um país tradicional, mas que Lisboa está vivendo tempos de grande renovação, e o JNcQUOI é um exemplo disso, levando o conceito de food meets fashion para o país.

Pousada de Lisboa

Pertencente à tradicional rede Pestana Pousadas de Portugal, a Pousada de Lisboa ocupa um antigo palácio na praça do Comércio. Com apenas 90 quartos, a pousada pertence ao grupo Small Luxury Hotels e conta também com o serviço de spa. Localizada bem no centro de Lisboa e às margens do rio Tejo, a pousada é ideal para quem quer vivenciar uma experiência urbana de luxo.

Fundação Calouste Gulbenkian

Construída em homenagem ao colecionador de arte Calouste Gulbenkian, a Fundação reúne as mais de 6 mil peças colecionadas por ele ao longo da vida, que vão desde esculturas egípcias a quadros impressionistas. Composta por prédios de arquitetura modernista, o espaço cultural possui também um jardim e uma coleção de arte moderna.

Parque Eduardo VII

Um dos maiores parques de Lisboa, o parque Eduardo VII se estende por cerca de 25 hectares de descida. No topo, onde ficam uma enorme bandeira de Portugal e o Miradouro Parque Eduardo VII, é possível ter uma das mais belas vistas da cidade. Dentre as atrações estão a Estufa Fria de Lisboa, o jardim Amália Rodrigues e a Feira do Livro de Lisboa, que acontece anualmente no gramado.

Em Belo Horizonte

Igreja de são francisco de assis

Um dos monumentos mais célebres da capital mineira é carinhosamente chamado de igrejinha da Pampulha, uma capela em homenagem a São Francisco de Assis, à beira da lagoa. Reunindo a arquitetura de Oscar Niemeyer, o paisagismo de Burle Marx e os painéis de Cândido Portinari, o templo é marcado pelas linhas curvas e pelos tons de azul, sendo considerada a obra-prima do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Grande Hotel Ronaldo Fraga

Reinventando a forma de vender moda, o estilista Ronaldo Fraga inaugurou em 2016 o Grande Hotel Ronaldo Fraga, em um casarão de 1920 que reúne peças da sua grife, cafeteria, gelateria, barbearia, ótica e outras lojas convidadas. O apelo gourmet fica por conta dos sorvetes Alessa e do Café Dona Diva, já tradicionais em Lourdes e no Mercado Central. O café serve pratos requintados com inspiração mineira, além do famoso pão de queijo.

Solar do Rosário

Para quem procura uma hospedagem tradicional próxima a BH, o hotel Solar do Rosário, em Ouro Preto, fica em um casarão colonial do século XIX e é marcado pela hospitalidade mineira. Alguns quartos dão vista para a igreja do Rosário, uma das mais icônicas de Minas.

Escola Guignard

A Escola de Belas Artes da UEMG está localizada ao pé da serra do Curral e é composta por uma arquitetura modernista repleta de simbolismos, que integra o prédio de aço e vidro à montanha. A escola formou artistas de renome, como Amilcar de Castro e Farnese de Andrade, e revolucionou o ensino artístico em Minas. Lá é possível conferir exposições regulares e uma linda vista da cidade.

Praça do Papa

Além de ser o lugar que recebeu uma missa de João Paulo 2º, em 1980, a praça do Papa sedia uma série de eventos ao longo do ano e recebe diversos públicos para assistir ao pôr do sol – a vista de um dos pontos mais altos da cidade explica o porquê de Belo Horizonte.




Comentários