Turismo

Trancoso está aí!

Ambiente rústico, boa gastronomia e pousadas de alto nível fazem deste vilarejo ao sul da Bahia um destino imperdível em qualquer época do ano
Gustavo Cesar Oliveira
205 - 05/01/2018

DivulgaçãoTive minha primeira experiência em Trancoso em 2001. Passei um réveillon inesquecível nesse lugarzinho mais que especial. Chegamos 27 ou 28 de dezembro. Foram pouco mais de dez dias por lá. Além de muita festa, percebi um lugar diferenciado, seja pela natureza, pela comunidade que se formou ou devido a cada comércio ou serviço que foi se assentando.
Gostei e voltei! Desde a primeira vez, algumas dezenas de vezes memoráveis. Ainda não havia a pousada e restaurante El Gordo quando conheci Trancoso. Quem me falou pela primeira vez sobre ela foi um grande amigo, o Léo Diniz. Como passei a voltar, logo iria me encantar pelo Nuno – português de alta cepa que criou a El Gordo –, pela Iolanda, pelo Wlad, pela Sheila, que neste exato momento não está trabalhando lá. Já devo ter ficado em quase todos os quartos. Fui com meu pai, com amigos, para casamentos, fins de semana comuns que se transformaram em inesquecíveis. Virei, mais que freguês e parceiro, amigo.
Arquivo pessoalTrancoso é assim. Com suas casinhas simples e ambiente rústico, tem restaurantes e pousadas de alto nível, lugares tão lindos que emocionam tamanho agradecimento a Deus. Minha história lá é contínua, um fluxo gostoso de ir e vir. Estar descalço, sem camisa, andando na praia ou com os pés no mar. 
Mesmo isolado dos centros urbanos, o local dispõe de estrutura de qualidade em vários aspectos. O tempo muda o cenário e acrescenta novidades: o Para-Raio, por exemplo, que durante muitos anos foi um inferninho delicioso, encerrou a trajetória em 2016. Era lá que Elba Ramalho recebia seus convidados para noites longas de muita música e diversão. Ou os forrós de fins de semana e as batidas eletrônicas. Está virando um condomínio de nove apartamentos na porta do Quadrado, a área mais disputada.
Arquivo pessoalSobre a natureza, além das praias movimentadas das pousadas Estrela D’Água e Bahia Bonita e da Barraca do Tostex, tem outras muito bem guardadas. Conheci recentemente a praia Ponte de Itaquena, dentro de uma fazenda de búfalos. Dos lugares mais lindos que já vi! Fui em um passeio incrível de quadricículo.
Além das temporadas de férias e do Carnaval, existe um evento que é único no Brasil: o festival Música em Trancoso, semana de música erudita no teatro L’Occitane, que encanta qualquer passageiro. Quem gosta de som de qualidade vai sentir uma das experiências mais fantásticas que os ouvidos podem proporcionar.

Onde ir
Restaurantes: Jacaré do Brasil, O Cacau, El Gordo (foto), Tapioca da Elma
 
Pousadas: El Gordo, Bahia Bonita, Estrela D’Água 
 
Praias: Taípe (Arraial d’Ajuda), Nativos, Ponte de Itaquena e Espelho (no distrito de Curuípe)

Eventos: férias, Carnaval, Música em Trancoso




Comentários