Artigo

Uma visão otimista

Hermógenes Ladeira
205 - 05/01/2018

O otimismo tem sido uma constante em minha vida. Os amigos são testemunha. Foi pensando assim que imaginei cada um de nós se tornando um aliado da prefeitura em benefício de nossa tão degradada cidade. Se todos nós viéssemos a varrer a frente de seu imóvel daríamos uma extraordinária contribuição para Belo Horizonte se tornar expressivamente mais limpa. Arrumar a calçada também, sem esperar que a prefeitura o faça. Trata-se de uma despesa de pequena monta e, se rateada entre os condôminos de cada prédio, ela se torna menor ainda. E, finalmente, se algumas empresas assumissem a responsabilidade pelo patrocínio de cada praça, completaríamos a obra de voltarmos a ter BH com a denominação de “Cidade Jardim”. Simples, não? E rigorosamente possível. O retorno para as empresas se daria graças à valorização das mesmas pelo fato de estarem colaborando com a cidade e com a população. Seria uma contrapartida naturalmente valorizada, justificando o investimento.
Obviamente a prefeitura teria de estabelecer valores compatíveis com os espaços, de modo a despertar o interesse de pequenas e médias empresas de Belo Horizonte. Viabilizando tais propostas, ao alcance da mão, voltaríamos a ver nossas calçadas bem conservadas e varridas, fazendo assim jus ao nome. Nossas praças arborizadas e limpas seriam motivo de orgulho para os empresários patrocinadores. E de também para toda a população. Um pouco trabalhoso sim, mas não impossível. A prefeitura cuidaria de criar um setor específico para cuidar dessas providências, que poderia ser o mesmo Departamento de Parques e Jardins nas mãos de um executivo competente e criativo.
Duvido que as sugestões acima, se implantadas, não venham a se tornar o carro-chefe de reconhecimento do povo belo-horizontino ao seu prefeito. Lembremo-nos do princípio de dividir para viabilizar. E não vamos nos esquecer que outras cidades estão partindo para soluções semelhantes. Neste caso, então, vamos seguir o exemplo. Belo Horizonte merece. 




Comentários