Solidariedade

Liga da Justiça

Minas Tênis Clube e Hospital das Clínicas se unem para mostra com heróis-mirins em tratamento contra o câncer
Maíra Leni
206 - 05/02/2018

Pedro VilelaCapa, superpoderes, identidade secreta...o que define um super-herói? Para as crianças e os pediatras do Hospital das Clínicas da UFMG, basta ter disposição para ajudar ao próximo. É com esse intuito que o Minas Tênis Clube, por meio do programa Minas Tênis Solidário, e o ObservaPed (Observatório da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG) realizam até abril a exposição fotográfica itinerante 2018 Heróis de verdade, que reúne pôsteres de 17 crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, vestidos como super-heróis.

O câncer infantojuvenil é tema de extrema relevância, pois representa, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a principal causa de morte por doença até os 19 anos. “As fotos incentivam a sociedade a se solidarizar com os pacientes, valorizando-os como verdadeiros heróis na luta contra a doença”, afirma Denise Lobão, uma das coordenadoras do Minas Tênis Solidário. Segundo ela, estudos têm mostrado que cuidar da saúde mental é tão importante quanto o protocolo quimioterápico. “Atividades lúdicas melhoram a interação, aumentam a adesão ao tratamento e a aceitação da realização de procedimentos”, ressalta ela.

O ensaio só foi possível graças à mobilização da oncologista pediátrica Karla Rodrigues, do Hospital das Clínicas e professora da UFMG, inspirada pelo fotógrafo norte-americano Josh Rossi, que fez um ensaio de crianças com necessidades especiais. A partir daí, o ObservaPed começou a angariar voluntários. As fantasias foram doadas pelo restaurante Aroma Brasil, de Nova Iorque, e customizadas pela estilista Patrícia Nascimento. Já o designer Gabriel Fam elaborou os pôsteres; o salão Marcus Martinelli produziu cabelo e maquiagem; enquanto o fotó- grafo Waldemar Gontijo produziu as fotos.

A mostra estará no Centro Cultural Minas Tênis Clube até 28 de fevereiro. De lá, segue para o Hall da Arena Urbano Brochado Santiago / CTJK – Minas I, de 5 a 31 março, e para a Praça de Esportes do Minas II, de 1º a 30 de abril.




Comentários