Gastronomia

Viver Gourmet

Fernando Torres e Lucas Rocha
206 - 05/02/2018

Wanderson MonteiroChef Pablo Oazen
Garagem Gastrobar
Vencedor da última edição do MasterChef Profissionais (Band), o mineiro Pablo Oazen se preocupa em desenvolver uma cozinha baseada no terroir local. Em seu restaurante, o Garagem Gastrobar, em Juiz de Fora, ele anuncia a linha “mineiroca” – neologismo para a mistura de mineiro + carioca, com ingredientes e receitas de Minas, alinhados a peixes e frutos do mar. Antes de chegar a TV, o chef se formou em Turismo e cursou pós-graduação no Sheraton Lisboa. Percorreu vários restaurantes renomados na Europa, como o Au Comte de Gascogne, na França, e o El Cingle, na Espanha, cada um com uma estrela Michelin. Já no Brasil, foi sous chef do finado La Brasserie, de Erick Jacquin, em São Paulo. Até que, com saudades da terrinha, abriu a própria casa, em 2012.

Barbara LandimAtum do sertão

Ingredientes
(serve 4 pessoas)
250 g de lombo de atum limpo
5 g de sal de cura (500 g de sal fino e 65 g de açúcar mascavo)
500 g de coalhada seca
10 g de óleo de pequi
2 unidades de maxixe
Sal fino a gosto
Castanhas de pequi
Brotos de coentro
Azeite extravirgem

Modo de preparo
Corte o atum em postas semelhantes às de sashimi. Salgue o peixe com o sal de cura e deixe por 24 horas na geladeira. Fatie o maxixe e salgue com sal fino por dez minutos. Lave e mantenha refrigerado. Envolva a coalhada seca com o óleo de pequi. Coloque-a no fundo do prato de servir, para dar base. Cubra a coalhada com o atum e com o maxixe. Sirva com as castanhas e o coentro, regados com azeite.

Agenda ComunicaçãoDoce França
Seus doces já faziam sucesso desde o pré-vestibular, mas foi em 2011, quando começou a receber encomendas de festas infantis, debutantes e casamentos, que a mineira Elisa Dayrell percebeu que a formação em administração seria de grande valia na cozinha. Com diploma de formação na renomada Le Cordon Bleu, ela é o nome por trás da Espetacular Doceria, no Funcionários, onde é possível encomendar doces, tortas e bolos, mas que também é uma charmosa cafeteria que remete ao clima da França em cada detalhe e sabor. Entre os queridinhos, destaque para as entremets (tortas francesas entre camadas, com a base de musse), as tartelettes e os tradicionais macarons. Além disso, a loja reúne uma seleção de chás que promete mudar de opinião até os mais reticentes.




Comentários