Artigo

A atividade de consultoria

José Martins de Godoy
206 - 05/02/2018

Muitos técnicos de alto nível se aposentam e se transformam em consultores. Muito justo, pois têm significativo conteúdo e respeitável experiência. Mas a alta taxa de desemprego tem feito com que muitos se aventurem neste mister. Esse pessoal, juntamente com os técnicos que já militam na consultoria, constitui um número alarmante de “consultores”, improviso que causa certo descrédito à atividade pela produção de resultados insatisfatórios.
Na área de gestão, já faz mais de 30 anos que iniciamos um movimento para a melhoria da qualidade e da produtividade. Assim, os fundamentos são um conhecimento bastante difundido e há vários livros-textos disponíveis. Muitas empresas já alcançaram níveis elevados em gestão, sendo, é claro, que a melhoria contínua deve ser perseguida, assim como a redução de custos. Porém, os problemas que se apresentam, diferença do nível atual para aquele desejado, são bastante exigentes. Reclamam comprovada competência analítica para encontrar as causas que podem propiciar as melhorias, vivência no ataque às causas e, sobretudo, perseverança. Outra faceta que deve ser entendida é que os problemas são multidisciplinares, exigindo complementaridade. Há instituições que podem prover esta expertise, entre as quais, o Instituto Aquila de Gestão e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), esta dedicada à gestão educacional.
A melhor maneira de selecionar uma empresa de consultoria é informar-se sobre os resultados já obtidos. Também são importantes a experiência da equipe em trabalhos no país e no exterior e o tempo de vinculação dos seus técnicos. Se há rotatividade, torna-se mais difícil o trabalho em equipe e a complementaridade. Outro item importante é a questão dos honorários: a boa consultoria especifica valores compatíveis com os desafios, não transige e não dá descontos. Da minha experiência, o que mais contribui para o acerto na contratação é a indicação. É muito comum um empresário sugerir uma consultoria que lhe prestou um bom trabalho a outro empresário que precisa melhorar seus resultados.




Comentários