Coluna

Viver Melhor

Fernando Torres
207 - 05/03/2018

PixabayQuefir turbinado
Probótico cultivado em água ou leite, o quefir volta à cena como queridinho dos cardápios funcionais. E também assume nova roupagem: a fermentação em leite de coco. Além da ação intestinal, a versão duplamente fit garante a ingestão de fibras e gorduras boas, como ácido láurico e monolauril, que estimulam a queima de “pneuzinhos” e aceleram o metabolismo. “Naturalmente saborizado, o coco não tem lactose e é vegano, ideal para quem tem restrições”, acrescenta Leonardo Fonseca, da
Mr. Kefir Probióticos. Como o leite vegetal perde para o bovino em quantidades de cálcio e proteína, o cliente também tem a opção de mesclar as leveduras ou adquirir o quefir em forma de cream cheese. “A produção artesanal é muito superior a de iogurtes industrializados, com variação de 20 a 30 bactérias e diferentes ações na flora intestinal”, compara o produtor.
Onde encontrar: Empório Nacional, Nutrivida, Vida Natural

O que é: colônia de micro-organismos que chegam vivos ao intestino
Efeitos: melhora o sistema digestivo, aumenta a imunidade e previne infecções
Sabor: levemente azedo

Darcy LaweryDeu galo!
Papais e mamães zelosos devem ficar de olho nas quedas de crianças. “A anatomia do crânio infantil é maior em proporção que o restante do corpo e mais suscetível a lesões, como afundamentos ou hematomas”, alerta o neurocirurgião pediátrico José Aloysio Costa, presidente da Sociedade Mineira de Neurocirurgia. Bebês devem ficar em berços ou cercadinhos e engatinhar e andar apenas no chão, nunca em camas, sofás ou áreas livres. “Já crianças em idade escolar precisam usar capacete ao patinar ou andar de bicicleta e skate, e cinto de segurança nos automóveis”, orienta Costa.

Sapatilha poderosa
Plié e relevé e outros movimentos de O lago dos cisnes vão além da elegância e ajudam a empoderar panturrilhas, coxas e glúteos. Não por acaso, já são populares no rol de aulas das academias, batizada de balé fitness. “Todos os exercícios feitos na barra trabalham especialmente membros inferiores, a exemplo do grand plié, que se assemelha a um agachamento profundo”, descreve a educadora física e bailarina Tatiana Stucchi, instrutora da modalidade na Power Cycle Brasil, no Mangabeiras. Como não usa nenhuma sobrecarga externa, o treino valoriza a isometria – a ativação dos músculos de forma estática por um período mais longo – e as repetições. O abdome é outro que se beneficia do circuito. “Abdominais entram com força nos exercícios em solo, pois o dançarino precisa ter um core forte, para sustentar o corpo por meio dos braços”, reforça Tatiana.

Juliana FlisterArroz integral com lentilhas e amêndoas
Receita do restaurante Assim, Doce

Ingredientes: 2 xic de lentilha; ½ xic de amêndoas em lascas torradas; 1 xic de arroz integral; 3 col de manteiga; 1 cebola;
4 dentes de alho; 2 col de azeite; sal, azeite e óleo a gosto

Modo de preparo: cozinhe a lentilha em ponto al dente (média de 15 minutos). Doure as amêndoas na frigideira em fogo baixo e reserve. Também em fogo mínimo, doure o azeite, a manteiga e ½ cebola, picada em cubinhos; reserve. Cozinhe o arroz com alho, cebola e óleo. Depois, junte os refogados de cebola e lentilha. Desligue o fogo, misture as amêndoas e sirva.




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