Especial imóveis

Imóveis em poucos cliques

Aplicativos, sites e redes sociais auxiliam quem quer comprar ou alugar um imóvel; desafio das imobiliárias é se manter atuais e conectadas em um universo cada vez mais competitivo
Igor Basílio
207 - 05/03/2018

Pedro VilelaSe antes para comprar ou alugar um imóvel era necessário folhear os classificados dos jornais e revistas, hoje é possível encontrar o apartamento dos sonhos em apenas alguns cliques. Com essa mudança, o mercado imobiliário enfrenta o desafio de se manter conectado e atual. “A principal mudança foi comportamental. Havia um domínio de informação quase que exclusivo da imobiliária, os anúncios apresentavam poucas informações. Hoje, o cliente só visita um imóvel após uma ampla pesquisa na internet. Ele chega ao local já conhecendo o imóvel por meio de fotos e vídeos”, ressalta Leandro Lungo, CEO da Rede Imvista, uma rede digital de imobiliárias que gerencia mais de 27 mil imóveis.
Os interessados em adquirir um imóvel contam com inúmeros sites e aplicativos que oferecem casas e apartamentos com descontos, simulador financeiro, classificados, reprodutor de plantas e outras facilidades. E o uso de drones para a captação de imagens e realização de vídeos aéreos já está sendo adotado pelos profissionais, além da tecnologia 3D. Mas, apesar de todos os novos recursos disponíveis, uma parcela do mercado ainda não se conectou a essa nova realidade. “Por incrível que possa parecer, muitas imobiliárias não se adaptaram aos novos tempos. Aquelas que não se atualizarem vão sumir do mercado, isso é inevitável”, destaca Lungo.
Com a tecnologia é possível fechar negócios por mensagens e sem a necessidade de visitar o imóvel ou ligar para o corretor, é o que conta Renata Godinho, proprietária da Vivar Imóveis. “Já fiz vendas pelo WhatsApp. Percebo que a tecnologia trouxe um novo perfil de cliente. Antes os pais buscavam apartamentos para os filhos, hoje é o contrário: os filhos buscam apartamento para os pais devido à familiaridade que os jovens têm com a tecnologia. O ponto negativo que a ascensão tecnológica trouxe é que perdemos a experiência com o cliente ao visitar e conhecer a casa ou apartamento. Imóvel é sensação, é visualização, e a visita proporciona isso ao cliente”, conta Godinho que atua no mercado desde 2001.
Pedro VilelaE, diante desse novo cenário, surgem novos desafios para os profissionais. “Mais do que estar presente nas redes sociais, temos que entregar um conteúdo de qualidade para os clientes. É primordial manter um site atualizado, investir em fotos e vídeos profissionais. O cliente é mais exigente e quer rapidez e informação precisa”, destaca a proprietária da Vivar Imóveis. Já o CEO da Rede Imvista acredita que o relacionamento é a chave para obter o sucesso. “A tecnologia quebrou os relacionamentos, mas precisamos lembrar que por trás do site, aplicativo ou rede social está uma pessoa. Temos que atender bem e nos relacionar com o cliente, é fundamental pensar em estratégias onde o diferencial humano faça a diferença”, ressalta Leandro Lungo.

Solução para as imobiliárias
Dados da pesquisa Google do Consumidor mostram que oito em cada 10 pessoas iniciam suas buscas por um imóvel pela internet e 56% do processo de decisão de compra é on-line. E, com o objetivo de proporcionar às imobiliárias uma gestão eficaz e atual, já existem softwares para gerenciar todo o processo de compra, venda e locação e garantir a presença da imobiliária no mundo on-line. É o caso do Fantástiko Marketplace Imobiliário, solução criada pela ViaNet, empresa do Grupo Monetizze, que, atualmente, gerencia R$ 51 milhões mensais em administração de aluguel com mais de 1.500 imobiliárias e 454.289 imóveis em sua base. A ferramenta faz uma integração com o site da imobiliária, portais de anúncios e redes sociais. “De maneira bem simples, o Fantástiko oferece para as imobiliárias poderosas ferramentas que auxiliam na melhoria e otimização dos processos, visando resultados em vendas. Ele organiza e controla todas as etapas de atendimento ao cliente, gera relatórios em cada etapa do funil de vendas, permite o acompanhamento da produtividade de toda a equipe e, ainda, possui relatórios estratégicos sobre o perfil de imóveis mais procurados pelos clientes das imobiliárias”, conta Fernanda Motta, diretora de relacionamento do Grupo Monetizze.
A Rede Morar, da Brasil Brokers, está passando por uma fase de otimização dos seus processos investindo em novo site com ferramentas mais modernas. “Estamos implementando uma ferramenta de última geração e mais completa. Enquanto Rede, não vendemos imóveis, vendemos informação. Hoje, o cliente não busca uma imobiliária, ele busca serviços imobiliários. Por isso, é primordial pensar na qualidade do conteúdo que está sendo ofertado e dar aos clientes segurança e dinamismo”, destaca Flávio Fleury, diretor da Rede Morar. Entre as novidades da Rede, estão fotos 360º, vídeos e integração com as redes sociais. 




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