Restaurante

Retorno ao regional

Trindade revisita a tradicional cozinha mineira e aposta em produtos locais
Dalila Coelho
205 - 05/01/2018

Pedro Vilela

Colocando a cozinha mineira na alta gastronomia, o restaurante Trindade investe na culinária local para elaborar pratos requintados e contemporâneos. Idealizado por Fred Trindade, chef que comanda a casa desde a abertura da casa, em 2011, o restaurante tem como inspirações a maestria de Alex Atala e Claude Troisgros, com quem Trindade trabalhou antes de abrir sua própria casa.
O restaurante que pertence à família de Fred homenageia um antepassado da família, o avô José Trindade. “Me inspirei, na época, no restaurante Dalva e Dito do chef Alex Atala. Surpreendentemente, deu certo e seguimos até hoje inspirados no seu trabalho de valorizar os produtos brasileiros e a economia local e familiar”, relembra.
Seguindo a tendência de valorizar os ingredientes regionais cultivados por pequenos produtores, o Trindade elabora pratos com produtos frescos e respeitando as sazonalidades. “Dessa forma, o restaurante fomenta a economia local e familiar, destacando a produção artesanal, que carrega uma história e uma origem”, explica Fred.
DivulgaçãoNo menu, ingredientes como polvo, cordeiro e pato ficam lado a lado com linguiça, ovo caipira, leitão e queijo canastra. Petiscos são reinventados, como a tradicional coxinha, que aqui é feita de rabada, e o fish’n’chips, que busca no Pará inspirações para a maionese de açaí que o acompanha. Dentre os pratos principais, o carro-chefe da casa são as opções de arroz, com destaque para o arroz de pato meloso, servido com paio e especiarias. Além dele, há também o arroz de polvo, de leitão e de pescador, todos elaborados com os melhores ingredientes locais e com uma pegada caipira. O ambiente do restaurante também remonta às raízes mineiras, integrando à decoração mesas de madeiras e cadeiras de palhinha.
Para 2018, o plano é aumentar ainda mais a dedicação pela produção local, buscando concretizar o trabalho do restaurante como referência em atendimento, qualidade dos produtos e consistência e criatividade dos pratos. Com cardápio reformulado, o restaurante Trindade contará com novos fornecedores locais, como a Cordeiro Premium, cuja qualidade se iguala à de produtos encontrados na Europa, salienta o chef. A ideia de Fred é implementar uma nova filosofia à casa, buscando ser cada vez mais ecológico, humano e sustentável: “a nova revolução gastronômica está nas pessoas e produtos”, afirma.
O restaurante ficará fechado para ajustes até 19 de janeiro, tempo necessário para finalizar algumas mudanças pontuais na casa, e já voltará trazendo novidades no cardápio e pratos elaborados com ingredientes dos novos fornecedores. Antes composto por tapas, pratos principais e sobremesas, serão acrescentadas no menu algumas opções de entradas, como musseline de couve-
flor defumada, ovo mollet e surubim defumado. Assim, o restaurante Trindade começa 2018 com um novo tom, trabalhando sempre com a qualidade e a harmonia que são a marca da casa. 




Comentários