Beleza

Juventude (quase) eterna

Clínica Tathya Taranto, no bairro Funcionários, oferece técnicas inovadoras para retardar o envelhecimento e prevenir doenças dermatológicas
Maristela Bretas
205 - 05/01/2018

Uma das grandes preocupações de pessoas que procuram uma clínica dermatológica hoje em dia é o rejuvenescimento, principalmente da face. Novas tecnologias a serviço da estética têm levado pacientes a buscar, já partir dos 30 anos ou até menos, a prevenção contra o envelhecimento com resultados naturais. Um dos conceitos que se tornou muito forte na dermatologia é a harmonização facial. A técnica é uma das mais procuradas na clínica da dermatologista Tathya Taranto, que há um ano trouxe para Belo Horizonte essa e outras inovações tecnológicas.
A médica conta que, antes, o paciente procurava o médico por que se sentia incomodado com uma ruga no rosto, que era tratada com preenchimento. O foco era a ruga e não se pensava em uma avaliação global da face – olhar aquele rosto como um todo. De uns anos para cá, este conceito mudou, e o especialista passou a olhar o global. “A proposta apresentada ao paciente é a harmonização facial, isto é, tratar o rosto como um todo, com avaliação da proporção e das expressões, verificando se as medições tornam o rosto simétrico. É um estudo para identificar o que aquele paciente precisa. O tratamento não é somente da ruga. Ele aborda de dentro para fora e de fora para dentro”, descreve Tathya.
Pedro VilelaSegundo ela, as pessoas precisam entender como acontece o envelhecimento da face, que começa com uma reabsorção óssea, seguido do consumo e do deslocamento da gordura, provocando acúmulos em alguns pontos da face. Por fim, o problema atinge o músculo, com hipertrofia das áreas de expressão e flacidez.
“A gente propõe um plano de tratamento compensando a absorção do osso e a falta de gordura, preenchendo com ácido hialurônico as áreas que estão sofrendo essa perda. Depois, vem com a toxina botulínica para tratar a hipertrofia do músculo, provocando um relaxamento, o que dará uma aparência mais jovem e descansada ao paciente. Em seguida, começa o terapia de fora para dentro, com lasers, microagulhamento e peelings, que visam melhorar a qualidade de pele”, explica Tathya.
A harmonização facial trabalha com o conceito de que as pessoas envelhecem pele, gordura e osso, e é preciso agir em todas estas vertentes. “A ruga é uma consequência de todo esse processo de envelhecimento. Para isso, é feito uma combinação de tratamentos, de forma a trazer para o paciente um rosto harmônico, natural e rejuvenescido”, esclarece a médica. A dermatologista orienta que um tratamento como esse deve ser iniciado por volta dos 30 anos, quando o organismo começa a apresentar mudanças como a reabsorção óssea, o consumo de gordura facial e a perda de colágeno, principalmente na mulher.
Tathya orienta o paciente que inicia um tratamento de rejuvenescimento a realizar sessões anuais de manutenção para estimular a produção de colágeno e a renovação celular. Já para as doenças de pele, o laser só é aplicado novamente quando estas voltarem.

O público
Inicialmente, a Clínica Tathya Taranto, instalada no bairro Funcionários e voltada para um público de alto poder aquisitivo, visava mulheres acima de 25 anos, principalmente noivas. Com as técnicas inovadoras que trouxe para Belo Horizonte, a médica conquistou uma nova faixa etária – mulheres acima de 50 anos, em busca de rejuvenescimento, e homens, que hoje representam 20% dos pacientes.
Os tratamentos mais procurados são o VelaShape 3, de remodelação corporal, indicado para o tratamento de celulite, flacidez e gordura localizada, seguido pelo Fotona, um centro de laser diferenciado usado em doenças dermatológicas como acne, rosácea, micose de unha, rejuvenescimento de face, depilação robótica, queda de cabelo e gordura localizada. Ainda neste mês, a clínica passa a oferecer o UltraFormer 3, um aparelho de ultrassom microfocado que atua mais profundamente na pele, indicado para estímulo de colágeno, rejuvenescimento e flacidez facial e corporal.
A clínica dispõe ainda do Cooltech, usado na criolipólise para gordura localizada; o Exilis Elite, que emprega radiofrequência para o tratamento de flacidez facial e corporal e também gordura localizada; o Voluderm, um microagulhamento que associa radiofrequência e corrente galvânica para otimizar o estímulo de colágeno e a melhora da qualidade da pele; e o Spectra, tecnologia que trata manchas, como sarda, melasma e remoção de tatuagem.




Comentários