Coluna

Viver Melhor

Especial Verão 2018
Fernando Torres
205 - 05/01/2018

DivulgaçãoRetiro na serra
Entre às araucárias de Gramado, o Kurotel é um mix de centro médico, spa e hotelaria, com programas de emagrecimento, antitabagismo, relax, fitness, entre outros. Imergimos quatro dias no Kur – sim, já ficamos íntimos – e pinçamos algumas experiências para o verão.
Efeito molhado
O Circuito das Águas leva a rigor o ideal salute per aqua, significado da sigla SPA. O itinerário começa na piscina com jatos massageadores de ozônio, gás natural que ajuda a regenerar a pele. Já o banho de sal grosso vai além do descarrego: elimina toxinas e minimiza a oleosidade. Do líquido para o sólido, a fonte de gelo reforça o sistema imunológico. De lá, siga para a banheira de lodo, com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Por fim, a ducha de espuma tem efeito hidratante e antioxidante, graças ao sabonete de extrato de uva.

Deixe-se cuidar
Dá pra se perder na infinidade de tratamentos do spa. No menu, itens como máscara antissinais, à base de ouro e do famoso sérum com ação da toxina das serpentes, e hidratação facial com fios de seda. “As fibras do casulo do bicho-da-seda repõem proteínas e agem no viço e na firmeza da pele”, detalha Cristiane Barcellos, gerente do spa. Permita-se ser mimado também com massagens relaxantes, drenagens, banhos, reflexologia e esfoliação.

Passado a limpo
Ainda relativamente recente no país, o exame de termografia mapeia o corpo em busca da origem de problemas como fibromialgia, artrite, hérnias e até câncer. Para isso, utiliza uma câmera que distingue as áreas de diferentes temperaturas corporais, detectando as radiações de calor. “O exame é 100% seguro e indolor e está disponível dentro dos pacotes do Kur como uma valiosa ferramenta diagnóstica”, diz a fisioterapeuta Jaqueline Corrêa.

DivulgaçãoSilêncio e paz
Todo high-tech, o Centro de Controle do Estresse se divide em quatro cápsulas com diferentes estímulos sensitivos. Entre eles, a cadeira de harmonização, um simulador de ausência de gravidade desenvolvido pela Nasa; e o navegador, um colchão de água aquecida, com sistema sonoro acoplado. “O som se propaga por meio da água por toda a extensão do corpo, transmitindo a sensação de estar flutuando”, descreve o psicólogo Michael Zanchet. As terapias ainda incluem uma cadeira de massagem shiatsu e a sala de relaxamento muscular progressivo, que consiste em exercícios mentais orientados por áudio, com fins de induzir ao sono.

DivulgaçãoTrufa de damasco e coco
Rendimento: 10 unidades
Ingredientes: 300 g de damasco; 500 ml de suco de laranja natural; 200 g de coco ralado; 1 maço de hortelã.
Modo de preparo: deixe os damascos de molho no suco por aproximadamente 20 minutos. Escorra. Triture os damascos e a hortelã em um processador. Transfira a massa para uma vasilha, junte o coco e misture. Enrole bolinhas e cubra com coco.

Mesa farta
Funcionais e equilibradas, as refeições do Kurotel são fracionadas em sete etapas ao longo do dia, truque que, segundo a nutricionista Michelle Mileto, “reduz a vontade de comer, promovendo saciedade e evitando a compulsão”. Como é de se esperar, os pratos não contêm carne vermelha nem hortifrutis com agrotóxicos.

 




Comentários