Coluna

Viver Melhor

Fernando Torres
206 - 05/02/2018

Pedro VilelaBactérias do bem
Bebida milenar chinesa, o kombucha ganhou as altas-rodas das comidas fit. Isso devido à sua essência probiótica, adquirida na fermentação de seis a sete dias dos chás verde, branco e preto (Camellia Sinensis) pelo scoby, uma colônia de bactérias e leveduras. “A cultura de micro-organismos se alimenta do açúcar presente na composição e agrega nutrientes como vitaminas B e C”, descreve a chef de gastronomia viva Isadora Darwich, uma das criadoras da marca Soul Kombucha. Natural, a infusão ajuda a melhorar a digestão, a fortalecer o sistema imunológico e a eliminar toxinas. E também refresca, com sua textura levemente gaseificada e saborizada com limão, gengibre, pimenta-rosa... “É menos calórico que um suco”, garante Isadora.
Onde encontrar: Guaja, Academia do Café e DNA Emporium

Vera ViaIoga na academia
As tradicionais asanas agora dividem espaço com halteres e kettlebells. Mas há quem torça o nariz para a ioga na academia, apontada como uma das dez principais tendências para 2018 pela Academia Americana de Medicina Esportiva. “Ioga não é só atividade física. É uma prática em nível mais profundo”, assinala a iogue e instrutora Sabrina Brandão. Em compensação, é inegável que uma aula equivale a um treino, ainda mais quando desdobrada em subvertentes como power ioga, em ritmo mais agitado; hot ioga, em altas temperaturas; e acroioga, com acrobacias. “As posturas ajudam a ganhar flexibilidade, a desenvolver o tônus muscular e a capacidade cardiorrespiratória”, enumera Sabrina.

Gelato e algo mais
Para aliviar o calor sem peso na consciência, as sorveterias mais descoladas da cidade investem em opções de sabores com ingredientes funcionais e veganos, livres de lactose e glúten e baixos índices de gordura e açúcar – em alguns casos, o índice chega a zero. Quem brilha na vitrine são os sorbets, feitos apenas com a fruta em polpa ou in natura e água. Outra novidade: as casquinhas – e até sorvete! – de carvão vegetal, ativo natural capaz de reter toxinas e auxiliar o fígado no processo de desintoxicação.

Juliana Flister

Juliana Flister




Comentários