Turismo

O endereço da alta-costura

Hotel Plaza Athénée, em Paris, oferece localização privilegiada para quem gosta de moda e luxo
Dalila Coelho
206 - 05/02/2018

PIERRE MONETTA

Em meio a tantas lojas no coração da haute couture parisiense, a clássica fachada haussmanniana do hotel Plaza Athénée se destaca pelas quase 2 mil mudas de gerânio vermelho que colorem a sua frente com a cor da cidade mais romântica do mundo. Localizado na suntuosa avenue Montaigne, o hotel pertence ao triângulo de ouro de Paris, um dos perímetros mais chiques da cidade. Ao longo da avenida, grifes como Dior, Chanel, Louis Vuitton, Saint Laurent e Dolce & Gabbana oferecem um espaço mais reservado para as compras de luxo do que as tradicionais unidades da Champs-Élysées e das Galeries Lafayette, sempre apinhadas de turistas.
O Plaza Athénée não é o hotel da alta moda à toa. Além de possuir costureiros à disposição dos hóspedes para ajustar as peças recém-adquiridas, vários eventos que envolvem a moda passam por lá. Durante a Semana de Moda de Paris, o restaurante Le Relais Plaza propõe o Menu Dior, jantar inspirado no livro de receitas de Christian Dior e que homenageia o mestre da elegância parisiense servindo seus pratos favoritos. Em 14 de março, o hotel recebe o Dandy’s Night, evento voltado para a moda masculina de luxo, promovendo workshops e ambientes de grifes masculinas de diferentes áreas, como alfaiataria, sapataria, relojoaria e ótica. Os participantes poderão, além de conhecer as marcas, assistir cursos que revelarão os segredos dos nós de gravatas e as formas de cuidar de sapatos sociais.
GALLANDA localização privilegiada do hotel garante também, além de muitas atrações para compras e passeios, uma das mais belas vistas da cidade: nas varandas floridas das suítes é possível tomar um café da manhã bem parisiense tendo como fundo a torre Eiffel, que está a poucos minutos dali. Na parte interna, a vista do jardim secreto do hotel também não fica para trás. Com um jardim vertical colorindo todas as paredes do pátio de verde, o Plaza Athénée recebe, entre maio e setembro, a La Cour Jardin, um restaurante al fresco que serve pratos sazonais da culinária mediterrânea e que durante o inverno faz as vezes de rinque para patinação no gelo.
Quem se hospeda no Plaza Athénée não precisa se preocupar com o nécessaire. Dentre os mimos oferecidos pelo hotel, como o serviço excepcional de concierges, o melhor café da manhã de Paris e toalhas e roupas de cama luxuosas, os hóspedes têm à sua disposição produtos da linha Eau Imperiale de Guerlain, como xampu, condicionador e hidratante corporal.
Outro diferencial que a casa oferece é o livre acesso ao Dior Institut. O spa traz tecnologia de tratamentos assinada pela Dior e escolheu há dez anos o hotel de luxo para ser a sua casa, tratando os hóspedes com terapeutas especializados e produtos de qualidade da grife. Dentre os serviços oferecidos estão desde manicure e tratamentos faciais e corporais de rejuvenescimento até massagens de tecido, técnica exclusiva da marca. 

 ERIC LAIGNELModa e gastronomia andam juntas, e no hotel da haute couture isso não é diferente. Reunindo cinco restaurantes e um bar, todos supervisionados pelo renomado chef Alain Ducasse, a casa oferece opções para os mais refinados gostos. O restaurante homônimo ao chef possui três estrelas Michelin e serve o melhor da cozinha contemporânea inspirada na trilogia peixe, vegetais e cereais desenvolvida por Ducasse. Já o restaurante Le Relais Plaza é uma clássica brasserie parisiense, explorando a requintada culinária francesa. A casa ainda possui um café, um restaurante de verão, um terraço e um bar.
Nesta época, a cidade oferece muitas opções para quem quer fugir dos passeios tradicionais. Ao invés de filas enormes no Centre Pompidou, visite o Palais de Tokyo. A nova exposição do museu de arte contemporânea, que aos fins de semana faz as vezes de balada, estreia em 16 de fevereiro. No lugar das exposições blockbuster do Musée des Arts Decoratifs, visite o Palais Galliera. O museu da moda de Paris estreia a nova exposição Margiela/Galliera 1989-2009 em 3 de março.
Para fazer um passeio fora da cidade, escolha a Fondation Louis Vuitton. Inaugurada em 2014, a fundação fica no parque Bois de Boulogne e é um espaço com arquitetura exuberante criado para receber grandes exposições de arte moderna e contemporânea. E entre 5 e 8 de abril, o Grand Palais recebe a Art Paris, feira de arte que reúne dezenas de galerias com uma seleção de obras que mescla a exploração regional da arte europeia do pós-guerra aos dias de hoje e um olhar cosmopolita sobre a criação mundial emergente. vb




Comentários