Coluna

Passeio Cultural

Lucas Rocha
206 - 05/02/2018

Palco democrático

Marco Aurélio PratesA iniciativa deu tão certo que não somente chega à 44ª edição, como também já se consolida no calendário cultural como um dos eventos mais esperados pelo público. Trata-se da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que acontece até 4 de março, ocupando os grandes palcos de teatro com uma programação de mais de 130 espetáculos.
Com o tema Vem pra Campanha!, o projeto quer reforçar cada vez mais o acesso do público ao teatro com preços populares e deixar um legado que incentive as pessoas a frequentar os espetáculos fora da temporada. “Esperamos que o público aproveite e se emocione com as peças. O teatro é uma experiência insubstituível e que toca a sensibilidade do público. Enquanto existir sentimento haverá pessoas querendo se conectar com os outros por meio da arte”, declara Rômulo Duque, presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc).
Na expectativa de receber 250 mil espectadores em BH, Betim, Juiz de Fora e Nova Lima, A novidade deste ano é a inclusão de espetáculos de stand up comedy. Mas as peças humorísticas seguem em peso, com mais de 50 títulos, desde “clássicos” como Acredite, um espírito baixou em mim e Perigo, mineiros em férias!, a peças estreantes que prometem divertir muito o público, como Segunda chamada, do Grupo Galpão. “O humor é uma realidade da arte cênica e, por isso, decidimos incluir as apresentações de stand-up. O teatro é muito rico em gêneros, temos peças dramáticas, humorísticas, musicais e espetáculos de dança”, diz Rômulo.
Além do apelo por garantir cultura às mais diferentes classes sociais, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança disponibiliza uma seleção de dança e de espetáculos com acessibilidade física, visual e auditiva para os públicos infantil e adulto. Além dos pontos de venda do Sinparc, o público poderá comprar também pelo site ou pelo aplicativo do sindicato, o Vá ao Teatro MG. Os valores variam entre R$ 10 e R$ 19. Confira a programação completa no site vaaoteatromg.com.br.

Retratos de Frida
A mostra Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho se despede de BH em 18 de fevereiro na CâmeraSete – Casa da Fotografia. A exposição reúne 40 fotos do acervo pessoal dos artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo, coletadas desde o casamento, em 1929, até a morte de Frida, em 1954. Entrada gratuita. Informações: (31) 3236-7400.
Arte tecnológica
Em cartaz até 19 de março, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) traz a mostra Disruptiva para o CCBB-BH. As obras possibilitam interação e imersão em seus conteúdos, mostrando como os artistas dialogam com o contexto contemporâneo e a vivência compartilhada. Entrada gratuita. Informações: (31) 3431-9400.

Sessão Netflix
A quarta temporada de Grace and Frankie já está disponível no serviço de streaming, comprovando que ainda há muitas histórias para serem contadas sobre a vida dessas duas jovens senhoras, ex-inimigas e agora inseparáveis amigas. Destaque para a entrada de Lisa Kudrow, a eterna Phoebe de Friends, no elenco do programa.

Spotify
Os fãs de musicais precisam ouvir The Greatest Showman, álbum com a trilha sonora do filme de mesmo nome. Estrelado por grandes atores, como Hugh Jackman, Zendaya e Zac Efron, o longa contando a história do empresário P.T. Barnum reúne canções dos mesmos criadores do premiado La La Land. Destaque para This is me e Never enough.




Comentários