Saúde

OUTONO É A MELHOR ÉPOCA PARA DAR UM UP NA PELE

vb ed290 abril 25 capa pele

Dermatologista explica por que a estação é ideal para fazer procedimentos estéticos e indica os tratamentos mais inovadores

 

Cada estação traz seus próprios desafios e oportunidades para a saúde e beleza da pele. No outono, por exemplo, ela tende a ficar mais ressecada devido a diminuição da umidade do ar somada a certos hábitos, como os banhos mais quentes e a menor ingestão de líquidos. Mas, por outro lado, a natureza oferece um cenário perfeito para investir em tratamentos dermatológicos que promovem uma intensa renovação celular e, consequentemente, exigem uma atenção maior com o sol para que haja uma recuperação correta e confortável.

Para a médica dermatologista Tathya Taranto, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e fundadora de uma clínica de referência que leva o seu nome, este é um excelente momento para realizar tratamentos de rejuvenescimento, despigmentação, melasma ou até mesmo para melhora da qualidade da pele: “apesar das técnicas e tecnologias terem evoluí do muito nos últimos anos, ficando cada vez mais seguras e eficazes, esses tratamentos inevitavelmente deixam a pele mais sensível.

Assim, com as temperaturas mais amenas e os menores índices de radiação ultravioleta, riscos como manchas e irritações acabam sendo minimizados”, completa. Entre os procedimentos para apostar nessa época do ano, o Fotona StarWalker (sistema de laser Q-Switched Nd:YAG de alta performance) se destaca como a grande sensação dos consultórios dermatológicos. Isso porque quem já tentou tratar manchas e melasma sabe o quanto a tarefa é desafiadora! No entanto, a plataforma tem demonstrado resultados que surpreendem até mesmo os especialistas.

vb ed290 abril 25 1 pele

Segundo a Dra. Tathya, o grande diferencial do StarWalker é seu pulso híbrido de pico e nanossegundo: “ele é tão veloz que consegue produzir uma explosão das partículas celulares, fragmentando os pigmentos em partes menores para que o corpo consiga eliminá-los facilmente e sem causar danos à pele”, explica a médica. Já para aqueles que buscam tratar os sinais da passagem do tempo, o protocolo para rejuvenescimento facial do Fotona 4D é um dos mais inovadores: combinando quatro modos de laser, o protocolo trata camadas distintas da pele, estimulando o colágeno e a regeneração celular.

De acordo com a Dra. Tathya, o fotona rejuvenesci mento 4d consegue trabalhar a textura cutânea, minimizando os poros e reduzindo rugas e linhas de expressão. Mas nem só de lasers vive o outono. Segundo a dermatologista, é também uma estação estratégica para protocolos injetáveis com bioestimuladores de colágeno, que ajudam a recuperar a firmeza e o viço da pele de maneira gradual e natural. “Muitos pacientes gostam de iniciar esse tipo de tratamento agora porque os resultados vão aparecendo aos poucos, de forma progressiva, o que é ótimo para quem quer chegar no verão com a pele visivelmente mais bonita, mas sem mudanças abruptas”, comenta.

A Dra. Tathya reforça, no entanto, que todo tratamento estético deve ser individualizado e conduzido por profissionais qualificados. “Cada pele tem sua história, sua genética, seus hábitos e necessidades. Por isso, o mais importante é fazer uma avaliação cuidadosa e definir, junto ao médico dermatologista, o melhor plano de cuidados para aquele momento”, finaliza. Escolher bem o especialista é o primeiro passo para garantir resultados seguros, eficazes e, acima de tudo, naturais.

Compartilhe