Os aviões fabricados pela Embraer, suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes, ficaram de fora do “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao todo são 694 produtos isentos da tarifa de 50% que entrará em vigor em 6 de agosto.
A Embraer foi a maior beneficiada. Os Estados Unidos são responsáveis por 45% das vendas de jatos comerciais e 70% das de jatos executivos da fabricante brasileira.
Serão taxados em 50% o café, frutas e carnes. A lista completa com os produtos que não serão taxados está no Anexo I da Ordem Executiva assinada pelo presidente Trump, publicada no site da Casa Branca.
Exportadores de Café
O Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) defende a inclusão do café na lista de produtos brasileiros que vão ficar de fora da taxação imposta pelos Estados Unidos em 50%.
Segundo a entidade, a relação cafeeira entre Estados Unidos e Brasil é “imprescindível uma à outra”, sendo que o café brasileiro representa mais de 30% do mercado norte-americano. O Brasil é o principal exportador de café aos Estados Unidos.
Acesse aqui a lista de produtos que serão isentos
Foto: Antonio Milena/Arquivo Abr
*Com informações da Agência Brasil