Estilo de Vida

Minas Trend apresenta 30ª edição com lançamentos do outono-inverno 2024

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Salão de negócios da 30ª edição do Minas Trend aposta em aumento de vendas.

A moda mineira ganha os holofotes nesta semana com a realização da 30ª edição do Minas Trend. O evento, que vai apresentar as tendências do outono-inverno 2024, acontece de 24 a 26 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte. Participarão desta edição 130 marcas expositoras, sendo 22 estreantes. Sete delas são do setor de vestuário, sete de joias de bijus, quatro de calçados e bolsas e quatro de lingerie, moda praia e sleepwear.

Impulsionador de negócios, principal conexão entre a produção local e a moda global, o Minas Trend, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), acena para um cenário de reaquecimento de mercado e reafirma seu protagonismo como maior salão de negócios de moda da América Latina.

“A 30ª edição do Minas Trend promete crescimento nas vendas, uma vez que as peças que serão comercializadas para a temporada outono-inverno têm valor mais significativo em comparação às coleções primavera-verão”, afirma a presidente da Câmara da Indústria da Moda de Vestuário e Acessórios da Fiemg, Mariângela Marcon.

Para a gestora, as estratégias de sucesso no salão de negócios estão ancoradas em quatro pilares: preço, praça, produto e promoção. De acordo com ela, não há como falar em crescimento do mercado sem abordar essas questões, que vão refletir nas vendas.

“A Fiemg tem atuado no sentido de tornar o produto mineiro e nacional mais competitivos. As ações não se limitam em produzir o maior salão de moda e acessórios da América Latina. Para aumentar as chances reais de lucratividade, há que se levar em conta a precificação, fechando uma equação com custos, margem de lucro, concorrência e percepção de valor da marca”, diz Mariângela Marcon.

Sucesso das veteranas

Pensando nesses aspectos, marcas como Claudia Marisguia Bijoux e Luiza Barcelos não abrem mão de estarem presentes no salão de negócios e participam do Minas Trend desde as primeiras edições do evento.

Especializada em bijuterias ousadas e contemporâneas há 30 anos, a Claudia Marisguia realiza vendas para lojistas no showroom da marca no bairro Prado, em Belo Horizonte, e tem loja on-line, para vendas voltadas para consumidores. A parceria com o Minas Trend se consolidou a partir da segunda edição do evento.

“Fechamos vendas, entre pedidos e pronta-entrega, impactando positivamente em cerca de 30% no montante mensal”, detalha a diretora comercial e criativa da marca, Nívia Marisguia.

Participante da primeira edição do Minas Trend, a Luiza Barcelos, marca de calçados e acessórios, sedimentou sua trajetória de 34 anos ao longo das 30 edições. A empresa familiar e de porte médio, segundo a diretora criativa, Luiza Márcia Barcelos, condiciona a participação no evento tanto para dar visibilidade à marca, como para estabelecer conexões valiosas e apresentar produtos a um público diversificado.

“Para a 30ª edição do Minas Trend, a Luiza Barcelos tem como objetivo levar toda a essência de sua identidade aos visitantes e compradores, com foco no atendimento personalizado e consultivo, apresentando todas as novidades de nossa coleção de outono-inverno 2024”, conta Luiza.

Novas apostas

A partir de análises de viabilidade econômica e de implementação frente a dificuldades de mercado, a Câmara da Moda da Fiemg aposta também em nichos diferenciados, com o lançamento do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teen, nessa 30ª edição, e da inclusão deste segmento no salão de negócios da 31ª edição, que acontece em 2024 com os lançamentos da primavera-verão 2025.

Com as 130 marcas que estarão presentes no salão de negócios, sendo 15 estreantes, o Minas Trend reitera o compromisso de gerar negócios e movimentar a economia do estado.

Marcas estreantes

Estreante no salão de negócios, a microempresária Gabriella Dulya vai apresentar as novidades da Treacy Lingerie. Com nove anos de estrada e loja no Barro Preto, a empresa mantém também site de vendas on-line.

“Participar do Minas Trend está sendo uma grande conquista para mim como empreendedora, porque terei a oportunidade de mostrar para mais pessoas a Treacy Lingerie e, de quebra, fechar negócios”.

Do segmento de vestuário e atuando há sete anos no mercado de pronta-entrega, a Toujours irá inaugurar sua participação no Minas Trend, ampliando seus negócios para além do showroom no Gutierrez. Durante a 30ª edição, a meta da diretora da empresa, Andrea Botelho, é prospectar novos clientes, apresentar a marca para os lojistas presentes no evento e utilizar recursos das redes sociais – Instagram e Whatsapp – para divulgar ações.

“Vamos produzir presentes e flyer personalizados com a identidade da marca, além de vídeos por meio da utilização da inteligência artificial e também realizar parceria com influenciadoras”, completa.

Bons ventos

A expectativa positiva de realização de negócios durante o Minas Trend vem pautada, segundo Mariângela, nos números apresentados pela Inteligência de Mercado (Iemi) para a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Os resultados apontam que a produção nacional de vestuário em 2022 foi de R$ 150,3 bilhões, com aumento de 0,5% em relação aos R$ 149,6 bilhões de 2021. Mesmo com o recuo no volume de peças fabricadas no Brasil, contabilizando queda de 5,46 bilhões de unidades para 5,14 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior, a gestora da Câmara da Moda está confiante na recuperação do setor, apostando em inovações de micro, pequenos, médios e grandes empresas.

Ela aponta vários outros fatores favoráveis, como o fato de o Brasil ter a maior cadeia têxtil do Ocidente, contemplando fibra, fiação, tecelagem e confecção final, além de emplacar a quinta colocação na produção de vestuário e quarto produtor de malha do mundo, segundo dados da Abit.

MARCAS ESTREANTES DESTA EDIÇÃO

– Vestuário:
Toujours, Santaluz, Fly, Fittform, Moscato Brand, Human e YSA

– Joias e bijus:
Elah Joias e Acessórios, Vanilla Eyewear, B Designer de Joias por Bianca Theotonio, Zarpellon Joias, MJDesign, Ravenna

– Calçados e bolsas:
Dominator, Couro & Estilo, Kauffe e Shelter

– Lingerie, moda praia e sleepwear:
Treacy Lingerie, Areia Dourada, Dormire di Luna e Fils to Sport Wear

 

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