Galeria no Santa Tereza recebe 3ª edição da Flac,
Começa nesta quinta-feira (23/11), em Belo Horizonte, a 3ª edição da Feira Livre de Arte Contemporânea (Flac), evento com foco na produção atual de artistas visuais e coletivos radicados em Minas Gerais. O objetivo é gerar visibilidade para o trabalho desses profissionais, que estarão expostos até 26/11 na Galeria Mama/Cadela (@mama_cadela), no bairro Santa Tereza. Será uma imersão na arte mineira, com exposição e venda de obras.
Serão dias recheados de encontros entre arte e público, uma programação intensa que promove conexão e celebra a cena local. Com o tema “Arte contemporânea e imediações”, as ações educativas contemplam visitas temáticas: mediação de bolsa, minioficinas e rodas de conversa. Tudo aberto ao público e gratuito.
A Flac foi desenvolvida a partir da identificação de carências e desafios para a inserção dos artistas visuais em um mercado considerado de difícil acesso.
A iniciativa pretende promover a experiência, a formação dos participantes para o mercado das artes visuais, o contato com o público em geral e com agentes especializados: outros artistas, curadores, pesquisadores, colecionadores, galeristas e representantes de instituições culturais.
Para os artistas selecionados, a Flac cria oportunidade de difusão e venda de obras, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva das artes visuais, da economia e do empreendedorismo criativo no estado.
Para o público, ela gera oportunidade de aproximação com o universo das artes visuais e a aquisição de obras em diálogo direto com os artistas, iniciando ou compondo uma coleção de arte. Para adquirir uma obra, os interessados podem navegar no site, escolher as obras desejadas e enviar uma mensagem diretamente aos criadores.
A curadoria desta edição é assinada por Júlio Martins e Soraya Martins.