As lojas do Hipercentro têm a preferência dos consumidores
Faltam apenas cinco dias para o Natal e, como sempre, muita gente deve ter deixado as compras para a última hora. E é nisso que o comércio está apostando. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 81,4% das pessoas vão celebrar a data com familiares e amigos, sendo que a tradicional ceia foi citada por 73,7% dos entrevistados.
Quanto ao tradicional amigo-oculto, 25,4% dos consumidores confirmam que irão participar de apenas um. O gasto médio com a brincadeira será de R$ 57,23. A pesquisa da CDL/BH ouviu 299 consumidores da capital mineira no período de 21 de outubro a 6 de novembro de 2023. A CDL/BH estima que, ao longo do mês de dezembro, haja um faturamento de R$ 2,46 bilhões.
As compras de última hora devem agitar os centros comerciais da cidade, pois 50,4% dos belo-horizontinos pretendem ir às lojas na semana do Natal. A pesquisa questionou qual o local de preferência para adquirir os presentes e as lojas físicas totalizaram 46,5% das menções. Os locais mais citados foram:
– Lojas de rua do Hipercentro de BH: 43,1%
– Internet: 28,5%
– Shopping Center: 22,5%
– Feira Hippie: 2,4%
– Pequenos comércios: 2%
– Ainda não sabe: 0,8%
– Estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados: 0,8%
“A maior parte dos consumidores espera a segunda parcela do 13º salário para comprar os presentes, por isso o movimento próximo à data tende a ser maior”, diz o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
A estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é que o pagamento do 13º salário injete R$ 291 bilhões na economia do país. Em Minas Gerais, cada trabalhador formal deve receber, em média, R$ 2.597,56.
Movimentação financeira
A expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é que 132,9 milhões de brasileiros irão às compras neste Natal. Essa movimentação deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia do país.
“O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas. A expectativa do setor é boa e o comércio está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano”, destaca José César da Costa, presidente da CNDL.
Fuga das dívidas
O pagamento à vista foi citado por 72,3% dos entrevistados de Belo Horizonte. O mesmo comportamento foi observado no ano passado, quando 65,1% dos consumidores também disseram optar por esta modalidade.
“Houve um crescimento de 11,1% na intenção de pagamento à vista, o que mostra que o consumidor está mais cauteloso e fugindo das dívidas. Além disso, o início do ano é marcado por contas inadiáveis, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, que comprometem bastante o orçamento”, explica o presidente da CDL/BH.
Dentre os que vão adquirir os presentes por meio do pagamento à prazo (27,3%), a conta será dividida em até quatro parcelas.