Atuação tem foco no combate ao uso e tráfico de drogas, captura de foragidos da Justiça e ações de fiscalização
Mais de 2 mil policiais militares estarão empenhados na Megaoperação Semana Santa 2024 que começa nesta quarta-feira (27/3) e segue até 31/3. A ação foi lançada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) e terá foco no combate ao uso e tráfico de drogas, prevenção a homicídios, captura de foragidos da Justiça, fiscalização aos condutores que fizeram uso de bebida alcoólica, com utilização de etilômetro (bafômetro), além de ações com radares e drones, presença em locais estratégicos, abordagens sistemáticas e combate aos crimes ambientais.
Além disso, serão realizadas blitze preventivas, com distribuição de cartilhas com dicas de prevenção para conscientizar os condutores sobre atitudes que colaboram para a redução de acidentes.
A operação será realizada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb) em mais de 200 pontos nos cerca de 30 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais, áreas rurais e de balneários, bem como parques, lagos e rios, durante as 24 horas do dia.
As ações contam com a parceria de outros órgãos, como Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e outros.