Máxima pode chegar aos 43ºC no Centro-Oeste; BH pode ter termômetros marcando 33ºC.
O inverno se despede nesta semana com uma nova e intensa onda de calor. Diversas cidades brasileiras poderão registrar recordes de temperatura para o período, às vésperas da chegada da primavera, marcada para começar no próximo sábado (23/9).
O calorão tem como causa a atuação de um bloqueio atmosférico que impedirá a chegada de frentes frias, comuns para o período. Dessa forma, a maior parte do Brasil terá vários dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esse período do ano, assim como aconteceu em agosto.
As áreas mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, embora o calor seja sentido também no Sudeste e no Centro-Oeste. Segundo a meteorologia, no meio da semana o ar quente se deslocará em direção ao centro do país, ganhando ainda mais força.
O calor fica ainda mais intenso no final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, que deverão registrar novos recordes de altas temperaturas, segundo o Climatempo.
No entanto, no Rio Grande do Sul, que ainda se recupera das enchentes devastadoras, são esperadas mais chuvas.
Belo Horizonte
Na capital mineira, o calorão continua nos próximos dias com a temperatura máxima variando entre 30ºC e 33ºC. Já as mínimas não ficarão abaixo dos 16ºC.
A probabilidade de chuva é baixa, a umidade relativa do ar pode chegar aos 30% (nível de atenção) e a incidência de raios UV será muito alta. É fundamental caprichar na hidratação, ingerindo muita água, e no uso do protetor solar.