Gestão

Saiba como será a convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

destaque concurso unificado copy (1)

As primeiras nomeações dos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) serão publicadas em maio. O  Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados.

As vagas autorizadas são para os cargos de nível médio e também os de nível superior dos oito blocos temáticos. Analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores, em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas estão entre os cargos que serão convocados na primeira etapa.

Conforme Portaria nº 3.114, publicada em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (25), 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos candidatos aprovados em cargos que não têm o curso de formação inicial como etapa do certame. Os órgão farão a nomeação e darão posse aos novos servidores.

Órgãos contemplados

Os ministérios da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e do Planejamento estão entre os órgãos autorizados a convocar os aprovados. Também fazem parte desta lista o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Advocacia-Geral da União (AGU).

Em 2024, o número de inscritos somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de cargos públicos de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações dos futuros servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

Acesse AQUI para conferir os cargos e órgãos que tiveram autorizações para convocar os aprovados.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe