Notícias

Brasil decreta luto de 7 dias pela morte do Papa Francisco

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422

O Governo Federal decretou luto oficial por 7 dias em em homenagem ao papa Francisco que morreu aos 83 anos nesta segunda-feira (21/4). O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade. “Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.

O Papa Francisco foi marcado por levar para o Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades. “Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

Governo de Minas decreta luto

O Governo de Minas Gerais também decretou luto oficial por 7 dias. “Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor”, destacou o governador Romeu Zema.

Romeu Zema se encontrou com o papa em 2023, quando ele ressaltou o instinto dos mineiros pela pacificação e a bravura de lutar por liberdade. “Uma vez ouvi a história de que os mineiros lutam para não fazer a guerra, nunca. Mas, quando estão na guerra, lutam para poder terminá-la, porque não a querem”, disse o líder religioso à época.

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor, divulgou carta em homenagem ao papa, ressaltando “tudo aquilo que realizou como pastor na Igreja, como sucessor do apóstolo Pedro. Deus o recompense por tudo”. 

Veja carta de Dom Walmor em homenagem ao Papa Francisco

Recebemos, com grande pesar, a notícia da morte do Papa Francisco. Nosso pesar profundo é iluminado pela luz da ressurreição de Cristo, a certeza da vida plena. Professamos a nossa fé em Cristo ressuscitado e a certeza do Papa Francisco presente em Deus, recebendo grande recompensa por tudo aquilo que realizou como pastor na Igreja, como sucessor do apóstolo Pedro. Deus o recompense por tudo. 

O Papa deixa um legado importantíssimo para a nossa Igreja. Uma igreja chamada a ser presença no coração do mundo contemporâneo para abri-lo a novos rumos. Louvamos a Deus pelo ministério do Papa Francisco, particularmente como pastor na Igreja, sucessor do apóstolo Pedro. Sua herança é um tesouro inesgotável. Deixa-nos, portanto, uma herança para darmos continuidade a um caminho: a Igreja respondendo aos desafios do tempo atual. Deus seja louvado pelo Papa Francisco e o nosso pesar se transforme em gratidão e reverência, sobretudo em compromisso com o caminho de uma Igreja em saída, missionária, de comunhão, participação e vigorosa na missão. Oremos por ele, agradecidos por tudo, e sejamos fiéis ao caminho que ele nos apontou e aos horizontes que ele nos desenhou.

Descanse em paz, Papa Francisco, agradecidos que somos por tudo e nosso caminho seja fecundado por suas preces e intercessão junto de Deus.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo-Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte

Compartilhe