Cultura

Carnaval mobiliza estrutura municipal e reúne 155 mil foliões no fim de semana em BH

ilustraneves people 6622783 1920

A programação descentralizada do Carnaval de Belo Horizonte voltou a ocupar todas as regionais da cidade no segundo fim de semana da festa. Entre sexta-feira, 6, e domingo, 8 de fevereiro, 116 blocos desfilaram e levaram mais de 155 mil pessoas às ruas. As informações são da Prefeitura de BH. 

O esquema de serviços públicos acompanhou o volume de foliões. Foram instalados banheiros químicos ao longo dos trajetos, totalizando 1.101 diárias de cabines distribuídas nos pontos de concentração e dispersão.

Serviços públicos acompanham crescimento da festa

A limpeza urbana recolheu 183 toneladas de resíduos em três dias e utilizou 690 mil litros de água para higienização das vias. No sábado e domingo, mais de 1.400 garis trabalharam por dia. Ao todo, centenas de contêineres foram disponibilizados para o descarte correto.

A Guarda Civil Municipal atuou com 1.814 agentes no período, realizou 373 abordagens e prestou orientações à população. Também foram registrados 1.716 atendimentos informativos e 665 orientações de autoproteção. Apenas uma ocorrência foi registrada, envolvendo desacato e apreensão de arma branca.

O monitoramento das operações foi feito pelo Centro Integrado de Operações, que reúne 18 instituições e acompanha as ações por meio de mais de 5 mil câmeras. O Posto de Comando funcionou por 34 horas no fim de semana.

Na mobilidade, 380 profissionais atuaram nas ruas e estações, com alteração em 116 linhas de ônibus e uso diário de 82 viaturas. As UPAs realizaram 29 atendimentos relacionados à festa, enquanto o Samu atendeu 11 ocorrências. A fiscalização municipal promoveu 1.743 ações para garantir o cumprimento das normas, com equipe de 661 profissionais mobilizados durante o Carnaval.

Créditos: Pixabay

Compartilhe