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Começam as obras de modernização das estações da Linha 1 do Metrô da RMBH

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As primeiras dez estações devem ser reformadas até 2025

O metrô de Belo Horizonte está em obras. Começaram nesta quarta-feira (20/12) os trabalhos de revitalização das estações Eldorado e Vilarinho, que pertencem à linha 1 do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As intervenções fazem parte do contrato de concessão assinado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

As obras contemplam a implantação de novos sistemas elétricos, hidráulicos, de drenagem, de iluminação, reformas de telhados e coberturas, de pisos e pisos podotáteis (adequados a pessoas com deficiência), reformas de bilheterias e áreas operacionais, nova pintura interna e externa, dentre outros processos.

Até 2025, dez das 19 estações do sistema estarão modernizadas, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Para maior conforto do usuário, os espaços em obras ficarão vedados por tapumes e alguns processos acontecerão fora do horário operacional, a fim de mitigar os transtornos ao público.

Cronograma

Em meados do ano que vem, a concessionária vai iniciar a reforma das outras nove estações da linha 1, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

O contrato de concessão prevê a finalização da reforma dessas nove estações para 2026. A implantação da estação Novo Eldorado, a 20ª da Linha Laranja, com mais 1,6 quilômetro de via permanente, também está prevista para 2026.

Modernização

No dia 3/11, o Metrô BH informou o início da modernização da via permanente e da rede aérea do sistema e essas obras continuam. O primeiro trecho a ser reformado vai da Estação Eldorado à Estação Calafate e, nesta primeira fase, o processo tem previsão de finalização em março de 2027.

A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. Ao longo desse tempo, em períodos pontuais, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações supracitadas e o intervalo entre as composições pode ser alterado.

Investimentos

O contrato de concessão do Metrô da RMBH tem duração de 30 anos. Durante este período, a estimativa é a de que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações.

Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.

A expectativa é a de que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.

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