Gastronomia

Cozinha de quintal

VB ED277 Marco 24 cozinha de quintal

FOTOS:Magê Monteiro 

 

Tragaluz comemora 24 anos com lançamento de novo cardápio e reforço dos projetos Casa Nutri e Martir

 

 

Tragaluz, o nome pequeno e forte, que instiga a curiosidade sobre sua origem, nasceu com a visita de sua fundadora à cidade ícone cultural e patrimônio de Minas Gerais: a histórica e emblemática Tiradentes. O passeio, em 1969, inspirou a composição de uma poesia, criada bem em frente a um dos principais monumentos da cidade mineira, o Chafariz de São José, com suas famosas curvas em fachada de arquitetura barroca. E aproximadamente 30 anos depois, ao revisitar suas anotações, ela identificou que aquele texto finalizava com o trecho: “que o ano novo me traga luz!”, daí o insight para juntar as duas últimas palavras, surgindo a marca Tragaluz Restaurante Casa, hoje um dos restaurantes contemporâneos mais tradicionais e queridos de Minas Gerais.

          E o momento é de comemoração para o Tragaluz que, neste mês de março completa 24 anos de excelência no atendimento e em preparar e servir deliciosos pratos, verdadeiros marcos na história da tradicional cozinha mineira. Hoje, integram seu cardápio pratos de comer “rezando”, como a galinha d’angola, um dos destaques do seu menu e a famosa goiabada Tragaluz.

            Na programação da data o anúncio do novíssimo cardápio que será inaugurado no final deste mês, trazendo pratos e ingredientes clássicos e deliciosas surpresas. O chef executivo do Tragaluz, que acompanha a casa há mais de uma década, Felipe Rameh, destaca a presença de ingredientes da cozinha mineira no novo cardápio e destaca que ela foi recentemente declarada patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. “Nosso menu contempla ingredientes que traduzem bem o conceito da cozinha de quintal.

           A partir deles, fizemos criações contemporâneas para o novo cardápio, que contemplam uma mescla de pratos clássicos do Tragaluz, como a nossa tradicional barriguinha de porco e a galinha-d’angola, com novos elementos”, anuncia Rameh. “Nossos pratos traduzem o que é a cozinha de Minas Gerais. Temos tradições muito fortes, consolidadas e, a cada dia mais valorizadas e reconhecidas”, conclui o chef.

VB ED277 Marco 24 1 cozinha de quintal

          De acordo com o proprietário do Tragaluz Restaurante Casa, Pedro Daibert de Navarro, os diferenciais do restaurante, responsáveis por entregar, sempre, surpreendentes experiências gastronômicas, contribuíram para construir sua história de sucesso. “Desde o início de nosso funcionamento utilizamos ingredientes tipicamente populares, presentes nos diversos quintais e na rica, singular e generosa cozinha mineira, tudo envolvido em um ambiente que preza pelo acolhimento, charme e sofisticação, na charmosa Tiradentes”, declara Pedro.

         Sobre a cidade escolhida para receber a casa, Pedro diz que Tiradentes é considerada um dos principais destinos turísticos dos brasileiros. “Uma cidade muito especial, bastante atrativa, com agitado calendário festivo e de eventos culturais, que sedia inclusive o principal festival de gastronomia do país e a rede hoteleira possui excelentes opções, com uma vasta oferta de acomodações para todos os perfis de turistas e clientes”, elogia o proprietário.

          Comandado pelo casal Patrícia e Pedro Navarro, o Tragaluz é reconhecido nacional e internacionalmente. Sua cozinha se destaca pela fusão da comida mineira com a gastronomia internacional, em um ambiente acolhedor. “Valorizamos os produtores regionais, considerando a qualidade e a sazonalidade dos ingredientes. Para finalizar, temos toques marcantes no sabor e no acolhimento, que refletem na memória afetiva de quem passa por aqui”, conclui Pedro Navarro. O Tragaluz também é responsável por criar em Tiradentes, espaços culturais e sociais importantes para a sociedade.

VB ED277 Marco 24 2 cozinha de quintal

           O Instituto Tragaluz, criado para potencializar projetos e iniciativas já desenvolvidas há muitos anos por seus integrantes, com planos de expansão para outros municípios, que possui dois projetos principais: a Casa Nutri-Tiradentes e o Martir – Museu de Arte Contemporânea. A Casa Nutri atua no combate à fome e à desnutrição e o Martir expressa a vocação do instituto para as artes plásticas, abriga um amplo acervo de obras de arte culturais, telas e exposições que apresentam diversos artistas mineiros.

SERVIÇO

Tragaluz Restaurante Casa

Rua Direita, 52 – Centro Histórico de Tiradentes

www.tragaluztirantes.com.br

Funcionamento: todos os dias (a partir das 19h), exceto às terças-feiras

Compartilhe