Uma delas é conferir o local de votação e números das candidatas e dos candidatos com antecedência
No próximo domingo (6/10), 16.469.155 eleitoras e eleitores mineiros irão às urnas para eleger 853 prefeitos e vice-prefeitos e 8.528 vereadores. Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou seis dicas para que você possa votar com tranquilidade.
1 – Escolha a candidata ou o candidato
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o sistema DivulgaCandContas para te ajudar a conhecer as candidatas e candidatos. A ferramenta permite pesquisar informações sobre o perfil, processo do registro de candidatura e prestações de contas de todos os candidatos.
Além de consultar os números das candidaturas, você pode checar toda a movimentação financeira de campanha da candidata ou do candidato e até mesmo comparar gastos antes de confirmar sua decisão de voto.
2 – Colinha
Após consultar os números das candidatas ou dos candidatos em quem você quer votar, é importante anotar. Para isso, é permitido levar para a cabine de votação a “colinha”, uma anotação pessoal e individual contendo os números das candidaturas. Atenção! Tem que ser uma anotação em papel, porque não pode levar o celular para a cabine de votação.
O primeiro voto é para o cargo de vereador, composto de cinco dígitos – os dois primeiros correspondem ao partido político, caso queira votar somente na legenda, e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato. O segundo é para a função de prefeito, com dois dígitos.
Bandeira
Em Belo Horizonte, também haverá a votação no referendo sobre a bandeira da cidade. A tela da urna eletrônica vai exibir a pergunta “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.
As opções do eleitor serão:
1 – SIM
2 – NÃO
Tecla BRANCO
Qualquer número diferente de 1 e 2, para anular o voto.
3 – Separe seu documento e veja onde vai votar
Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Se você já cadastrou a biometria e sua foto aparece no e-Título, pode usar o app para se identificar. O aplicativo móvel funciona como uma versão digital do título de eleitor.
Além do app, você também pode consultar seu local de votação no site do TSE. Basta acessar, no menu lateral “Serviços eleitorais”, o link “Local de Votação” e informar o número do título ou CPF, o nome da mãe e a data de nascimento.
Outra opção é o Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.
E não esqueça: a votação será aberta às 8h, no horário de Brasília, com encerramento às 17h.
4 – Treine o voto na urna eletrônica
Quer recordar como se vota na urna eletrônica? É possível simular o voto usando o Simulador de Votação do TSE. A ferramenta ajuda a se familiarizar com a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, de confirmação e de voto em branco. Também está disponível a simulação para eventual 2º turno.
A página conta com explicações em áudio, texto e Libras para auxiliar na votação, além de candidatos e partidos fictícios para fins didáticos e melhor aprendizado.
5 – Manifestações
É importante lembrar que, segundo a Resolução TSE nº 23.610/2019, no dia da eleição constitui crime a propaganda de boca de urna; a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos ou de suas candidatas ou seus candidatos; o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet.
Entretanto, é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes pela eleitora e pelo eleitor, como forma de manifestação de suas preferências por partido político, federação, coligação, candidata ou candidato.
Inclusive, para denunciar qualquer propaganda irregular nas eleições, basta acessar o aplicativo Pardal.
6 – Viu uma informação e não sabe se é verdadeira?
Viu alguma notícia fora dos perfis oficiais da Justiça Eleitoral e está na dúvida se aquilo é real? Cheque se aquela informação sobre a eleição é verdadeira ou não na página Fato ou Boato. O portal, que visa combater a desinformação, verifica conteúdos e, inclusive, traz materiais educativos.
Além disso, você pode contar com o SOS Voto, que é o disque-denúncia para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. Basta ligar para o número 1491.