Mais de 15,4 mil cães e gatos em situação de rua já receberam atendimento veterinário em Minas Gerais em 2025. De janeiro e agosto, foram realizados mais de 25 mil procedimentos de saúde, entre eles 13 mil vacinas aplicadas — V8 e V10 em cães e V4 e V5 em gatos — além de consultas clínicas, exames laboratoriais, testes rápidos, cirurgias e outros cuidados básicos.
Os resultados são parte da campanha Agosto Caramelo, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG). A secretaria informou que está se mobilizando o estado para ampliar ainda mais as ações da guarda responsável e dos cuidados permanentes com os animais domésticos.
“As ações já contemplaram 64 municípios mineiros, alcançando cães e gatos, que não teriam acesso a nenhum tipo de atendimento. Em muitas dessas localidades, a presença das equipes representa a única oportunidade de cuidado para os animais em vulnerabilidade, além de trazer mais segurança sanitária às comunidades”, informou a Semad-MG.
Adoção consciente
A campanha Agosto Caramelo busca sensibilizar a população para a importância da adoção consciente, da castração como medida preventiva e da denúncia de maus-tratos e abandono. Segundo a Semad-MG, o abandono segue como um dos maiores desafios da sociedade.