Cultura

Luzes de Natal da Praça da Liberdade retratam a criatividade do povo mineiro

luzes de natal praca da liberdade

Iluminação inaugurada no sábado foi ampliada para o Palácio da Liberdade e outros prédios no entorno

A Praça da Liberdade já está iluminada para o Natal. Neste ano, as luzes se estendem para além do espaço: também foram decorados o Palácio da Liberdade e as fachadas dos prédios da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Nas laterais do Palácio serão exibidos uma árvore de Natal e um painel em tecido retratando a cena do nascimento do menino Jesus em estilo bizantino e em proporção humana.

A decoração foi inaugurada no último sábado (2/12) e poderá ser apreciada por moradores e turistas até o dia 6/1/2024. Ela ressalta expressões da criatividade do povo mineiro, a partir de cinco eixos temáticos: Alma, História, Alameda Travessia, Artes e Ciências. Em História, por exemplo, silhuetas dos 12 profetas de Aleijadinho, que compõem o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, foram instaladas nos jardins. Em Alma, os visitantes verão um presépio iluminado com a cena sacra em tamanho natural.

Já na Alameda Travessia, a inventividade mineira, com destaque para o vanguardismo de Santos Dumont, é revisitada com cores e luzes natalinas. Um avião 14 Bis surge pilotado por Papai Noel, que sobrevoa a praça carregando pacotes de presentes.

Há referência aos patrimônios históricos, em especial ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que completou 80 anos em 2023. E no chafariz da praça, o sequenciamento das luzes nas silhuetas dos pássaros simula o bater das asas como se estivessem em revoada, compondo um cenário vibrante e dinâmico.

O coreto vai abrigar a Casa do Papai Noel. Representado por um ator, a principal figura do Natal poderá ser vista até 23/12, das 18h30 às 21h30. Um túnel iluminado em neon flex proporciona uma experiência imersiva na praça.

Projeto

O novo projeto de iluminação integra o Natal da Mineiridade 2023, que tem como objetivo celebrar comunhão e vínculos, integrando a capital ao interior, com uma programação diversa. A ação contribui para posicionar Minas Gerais entre os principais destinos turísticos de fim de ano do país, além de gerar emprego e renda, ativando o comércio e estimulando a atividade turística.

“São mais de 400 cidades fazendo um Natal iluminado, e nós queremos mostrar para todo o Brasil que Minas Gerais tem um Natal diferenciado. Assim como o nosso Carnaval é um dos principais do Brasil, também queremos mostrar que temos um Natal diferente. Quem vier assistir nosso Natal verá que temos a melhor cozinha do Brasil, o maior patrimônio histórico e o povo mais acolhedor”, destacou o governador Romeu Zema.

Outra atração é a feira de cozinha mineira que funcionará diariamente na Praça José Mendes Júnior, das 18h às 23h. A inauguração no sábado também celebrou os 303 anos de Minas Gerais, comemorados em 2/12, também com uma apresentação do Coral Educação Adventista, formado por 1.200 alunos de escolas adventistas de Belo Horizonte e região.

Pelo segundo ano consecutivo, a iluminação de Natal da Praça da Liberdade é patrocinada pela Cemig. “Poder trazer energia paras as pessoas é trazer luz, e luz é energia para a transformação. Esse é um propósito da Cemig: poder trazer energia para as pessoas se transformarem”, disse o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.

O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig, apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. A concepção, produção e coordenação do projeto de iluminação da Praça da Liberdade é assinada pela Casulo Cultura e Full Produções.

 

Compartilhe