Cultura

Marku Musical reúne a família do artista no palco no dia 10 de maio

MARKU RIBAS acervo da família 3

No dia 10 de maio, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), estreia a vida e a obra de Marku Ribas (1947-2013). As filhas do artista mineiro, Lira Ribas e Júlia Ribas, assinam, respectivamente, a direção do musical do espetáculo “Marku Musical” em parceria com o diretor Ricardo Alves Jr. 

 O cantor e multi-instrumentista Marcelo Dai também assina a direção musical. Além das filhas, a mãe e esposa de Marku, Fatão Ribasm estarão no palco. Também fazem parte do elenco o músico e ator Alexandre Massau e o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúli. O texto do espetáculo foi elaborado com parte de uma autobiografia inédita do artista e de memórias trazidas durante os ensaios pela família de Marku.

“Marku Musical” apresenta lutas, graças e dilemas de um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil e da diáspora de matriz africana das últimas décadas. Além de reverenciar a trajetória de Marku, o espetáculo também comemora o aniversário do artista, nascido em Pirapora (MG), que faria 77 anos em 19 de maio. A data é marcada pelo Marku Day, com homenagens ao mineiro que ganhou o mundo com seu talento singular.

Elenco MARKU MUSICAL   créditos  produção (1)
Elenco do musical tem a família de Marku. (Foto: divulgação).Autobiografia de Marku

 

O espetáculo utiliza elementos ficcionais e documentais, além de entrelaçar teatro, música e cinema, baseado na autobiografia de Marku não publicada, em memórias familiares e em apreciações estéticas de seu legado. A trajetória do artista em suas experiências em outros países, especialmente no Caribe, na América Central, e no continente africano, também faz parte do espetáculo.

Segundo o diretor Ricardo Alves Jr, o espetáculo trabalha com uma linguagem que vai do teatro documental ao gênero musical, e uma encenação que mistura imagens captadas ao vivo, teatro e, claro, números musicais. “Estou feliz com o convite da família Ribas para dirigir ‘Marku Musical’. Marku é um dos grandes nomes da música popular brasileira”, diz Ricardo.

Uma das propostas do “Marku Musical”, por meio da rica história de Marku, é promover uma reflexão sobre as culturas originárias e ribeirinhas dos interiores do Brasil e a troca cultural de matriz africana.

MARKU RIBAS acervo da família 4

“É muito significativo para a gente, enquanto família, e uma família de artistas, após 10 anos da passagem de Marku, fazer um trabalho e percorrer um processo com a estreia de um espetáculo sobre a vida e a criação dele”, diz Lira Ribas. “E mais do que isso, é muito significativo também essas artistas estarem no palco juntas. Eu, a minha irmã Júlia e a minha mãe, Fatão, com a direção de Ricardo Alves Júnior, grande parceiro de muitos trabalhos comigo”, destaca Lira.

Ela ressalta também a participação de Akínrúli, nigeriano, que mora no Brasil. Para Lira, Akínrúli traz a força do homem preto africano que Marku trazia consigo e a força de um homem preto brasileiro que morou na Martinica e visitou a África, evidenciando essa trajetória e suas raízes em seu trabalho.

Júlia Ribas

Júlia Ribas destaca a relevância profunda, histórica, cultural, social, cívica, familiar, e hereditária de trazer a existência de Marku através de um musical dirigido por Ricardo Alves e pela irmã Lira Ribas. “É uma alegria e um aprendizado sobre vida e obra de Marku Ribas, o nosso Marco Antônio Ribas. Uma parte dela revelada através de uma explosão artística, com a sensibilidade, a poesia, a maturidade, a historicidade de uma vida tão importante e tão pontual nesse mundo, como a vida e obra de Marku”, afirma Júlia, que também é cantora.

Bate-papo no dia 9 de maio

No dia 19 de maio, data em que são celebrados os 77 anos de nascimento de Marku Ribas, o público terá a oportunidade de participar de um bate-papo com Lira Ribas, Júlia Ribas e Fatão sobre a vida e a obra do artista.

O público terá oportunidade de conversar sobre temas e acontecimentos relatados pelo próprio músico em sua autobiografia, e outros provenientes de memórias afetivas trazidas pelas filhas e pela esposa, dando destaque aos enlaces entre a trajetória de vida e a criação artística de Marku.

Serviço:

Marku Musical no CCBB BH

Data: 10 de maio a 10 de junho

Horário: 20h30

Local: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG

Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia

Vendas: pelo site ccbb.com.br/bh e pela bilheteria do CCBB BH

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 100 minutos

Sessões com Libras: nos dias: 19 e 26/05, 02 e 09/06

Bate-papo com o elenco e/ou diretor(es): 19/05, às 17h

Compartilhe