Reprodução \ Internet
Grande parte das pessoas que vivem nas cidades depende do ônibus para se locomover. Operar esse serviço essencial e desafiador, no entanto, muitas vezes passa despercebido. A maioria dos usuários não tem ideia da complexidade envolvida em um sistema de transporte coletivo, como o de Belo Horizonte. Enquanto a cidade dorme, centenas de profissionais já estão ativos na madruga da, preparando os veículos nas garagens das empresas.
Com os primeiros raios de sol, esses ônibus começam a transportar a população de Belo Horizonte para o trabalho, a escola, consultas médicas e outras necessidades diárias ou pontuais. É importante destacar que, independentemente do horário ou do número de passageiros, uma imensa frota vai para as ruas com a determinação de funcionar dentro de um exigente quadro de horários, enfrentando um trânsito caótico, principalmente nos horários de pico. Para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), garantir que o sistema continue funcionando de forma pontual, eficiente e acessível todos os dias é um de safio constante. Grande parte das reclamações que chegam ao nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) está relacionada a atrasos, que, em sua maio ria, estão diretamente ligados a fatores externos às nossas operações.
A realidade do trânsito na capital mineira apresenta desafios que vão além da capacidade de atuação das empresas de transporte. Congestionamentos, falta de infraestrutura adequada e intercorrências cotidianas são alguns dos principais obstáculos que impactam a pontualidade e a eficiência do sistema. O trânsito reduz a velocidade do ônibus nas vias, especial mente nos horários de pico, contribuindo para afastar os passageiros que buscam cada vez mais soluções individuais e que realimentam os congestionamentos, num círculo vicioso.
A priorização do transporte público, por meio da criação de faixas exclusivas à direita da via e corredores centrais para ônibus, é medida de custo relativamente baixo, de rápida implantação e que gera resultados em curto prazo, com ganho de velocidade e produtividade — trafegando em vias sem congestionamento, menos ônibus podem fazer mais viagens e levar mais passageiros em menos tempo; isso reduz custos, melhora a qualidade dos serviços e tem reflexo positivo na tarifa A implantação do Move em Belo Horizonte com corredores de BRT nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado e com a faixa exclusiva na avenida Pedro II trouxe grandes melhorias na qualidade do serviço de transporte para os usuários das regiões atendidas, com redução expressiva no tempo de viagem.
MESMO DIANTE DE TANTOS DESAFIOS, O SISTEMA DE BELO HORIZONTE TRANSPORTA, DIARIAMENTE, 970 MIL PASSAGEIROS
Na avenida Antônio Carlos, por exemplo, a redução do tempo de viagem foi de pelo menos 30%. Entretanto, até mesmo as linhas troncais do Move apresentam problemas de eficiência já que não operam em pista exclusiva em sua totalidade. A parte do trajeto que essas linhas trafegam em vias sem atendimento prioritário, provoca significativa queda na velocidade operacional do sistema, havendo trechos com valores próximos a 7km/h no período de pico.
É preciso destacar, que mesmo diante de tantos desafios, o sistema de Belo Horizonte transporta diariamente, 970 mil passageiros, realizando cerca de 24 mil viagens, com índice de cumprimento destas viagens de 96%. Seguimos empenhados em superar os desafios e buscar soluções, reforçando que a melhoria do sistema é um trabalho contínuo, que requer esforços conjuntos e o comprometimento de todos os envolvidos.