Notícias

Obras na rua Sapucaí começam nesta segunda e haverá intervenções no trânsito

sapucai

Ações fazem parte do programa Centro de Todo Mundo

As obras de requalificação da rua Sapucaí, no bairro Floresta, região Leste de BH, começam nesta segunda-feira (3/6) com intervenções no trânsito local, Para a instalação do canteiro de obras, será necessário o fechamento da rua Tapuias, que ficará acessível apenas para o tráfego local. Não haverá, neste primeiro momento, mudanças no trânsito e nas linhas do transporte público que passam pela rua Sapucaí. Com o avanço da obra, outras alterações serão necessárias no trânsito da região, que serão comunicadas posteriormente.

As melhorias na rua Sapucaí fazem parte do Centro de Todo Mundo, programa que está qualificando a região do hipercentro, aumentando as oportunidades de trabalho, emprego e lazer, além de melhorar a acessibilidade e as opções de mobilidade.

Entre os dias 6 e 12 de maio foram realizados testes do fechamento na rua Sapucaí. Os resultados foram avaliados e apresentados à comunidade. Com a aprovação da mudança, a via será fechada ao tráfego de veículos, mantendo apenas o acesso local para moradores e comerciantes.

Melhorias

Localizada no bairro Floresta, em área topograficamente mais elevada e desempenhando uma função cultural e turística, a rua Sapucaí é um mirante para o Centro da cidade, com vista para o conjunto urbano da Praça da Estação e parte do conjunto da Praça Rui Barbosa e adjacências.

O objetivo das obras de requalificação, realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é preservar e fomentar esse espaço urbano, ressaltando o potencial cultural, turístico, gastronômico e patrimonial.

As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e a previsão de conclusão dos trabalhos é para o 1º semestre de 2025. Estão sendo investidos R$ 4,7 milhões pela PBH, provenientes dos Recursos Ordinários do Tesouro (ROT).

Segundo o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, a rua Sapucaí atualmente não tem espaços qualificados que permitem a utilização de todo o potencial que o local pode alcançar, por falta de infraestrutura adequada.

“Com a execução de mais essa obra do Programa Centro de Todo Mundo, lançado pelo prefeito Fuad Noman, vamos entregar para a cidade um espaço que atenderá ao interesse público, fomentando o lazer e cultura, pois a proposta inclui área de permanência, mobiliário urbano, arborização e paisagismo, arquibancada mirante, quiosques comerciais com banheiro público, e ainda prevê acesso local para carros das garagens existentes e vagas de carga e descarga”, explica.

Além disso, os 600 metros de comprimento por 16m de largura da via, no trecho compreendido entre as avenidas Assis Chateaubriand e Contorno, receberão, dentre outras intervenções: a pavimentação de um plano único entre os dois passeios, com nivelamento do piso em concreto armado e intertravado e trechos em piso gramado, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa; a implantação de ciclovia bidirecional e passagem de pedestres; a adequação do sistema de drenagem; mobiliários de bancos e cestos coletores metálicos; arborização e paisagismo.

Compartilhe