A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já plantou 900 árvores na cidade neste ano. O programa Renascente foi lançado neste ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para promover a recuperação ambiental de áreas degradadas de nascentes, brejos e cursos d’água, protegendo o patrimônio hídrico do município.
O plantio mais recente de 246 mudas foi na Praça Itabajara Dico Passos, no Bairro Europa, região de Venda Nova. Além disso, quatro plantios foram realizados nos bairros Jatobá (Barreiro), em fevereiro; Jardim Vitória (Nordeste), em março; e Dona Clara (Pampulha), em julho.
Duas mil mudas serão plantadas ainda neste ano
Pelo menos mais quatro plantios estão previstos para este ano, totalizando cerca de duas mil mudas, nos bairros Califórnia (Noroeste), Buritis (Oeste), Vitória (Nordeste) e Vera Cruz (Leste). Antes do lançamento oficial do programa, a Gerência de Recursos Hídricos fez mais de mil plantios em quatro áreas da região da Pampulha, em 2023 e 2024.
Segundo Débora Christo, engenheira florestal da SMMA, os plantios possibilitam a recomposição da camada vegetal e de nutrientes dos solos, protegem nascentes, áreas subterrâneas e lençóis freáticos, evitam erosão, invasão de espécies exóticas agressivas e facilitarem a absorção de água da chuva. Ainda segundo a engenheira, em áreas que sofreram ações humanas, como obras e bota-foras, o solo descoberto fica muito vulnerável, o que reforça a importância do Renascente.