Notícias

Prefeitura de BH vai oferecer 2 mil mamografias a mais neste Outubro Rosa

4 10 22 outubro rosa adao de souza pbh (1)

Ao todo, serão 8 mil exames em ação de conscientização pela prevenção ao câncer de mama.

Com a chegada do Outubro Rosa, Belo Horizonte irá oferecer 2 mil mamografias a mais neste mês em relação à média mensal. Serão cerca de 8 mil exames disponíveis para atender as mulheres da capital. As mamografias são indispensáveis para o diagnóstico precoce do câncer de mama e, em 2023, mais de 43 mil procedimentos já foram realizados pelo município.

Os exames serão realizados em instituição da rede credenciada ao SUS-BH e contemplará mulheres que já passaram pela primeira consulta nos centros de saúde e aguardam o procedimento.

Os agendamentos de mamografias de rastreamento, para as mulheres assintomáticas, e as diagnósticas, para aquelas que apresentam queixas ou alterações do exame clínico, devem ser feitos nos 152 centros de saúde. Os casos de pacientes com maior necessidade são marcados de forma prioritária.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém, durante todo o ano, um fluxo estabelecido para o cuidado da mulher. Após as primeiras avaliações clínicas e exames, se identificada alguma alteração, é feito o encaminhamento para a Atenção Secundária, com o acompanhamento por um mastologista.

Em caso de lesão de alta suspeição e/ou maligna, a paciente é direcionada ao oncologista para consulta e devido tratamento, que pode ser a cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Iluminação de edifícios

A sede da Prefeitura de Belo Horizonte, a Praça da Estação e a fonte Cruzeiro do Sul, na Praça da Liberdade, ficarão iluminadas de rosa durante todo o mês. A cor simboliza a importância do cuidado com a saúde e a importância da realização de exames de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Compartilhe