Sem categoria

Rota do Café e das Águas de Furnas fortalece turismo no Sul de Minas

café001

O Sul de Minas acaba de ganhar um novo atrativo que une cultura, história e natureza. Foi lançado oficialmente em Três Pontas, na Fazenda Pedra Negra, a Rota Turística do Café e das Águas de Furnas, iniciativa da EDERSUL – Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas. O evento aconteceu na última sexta-feira (22) e contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas José de Oliveira, além de representantes políticos de cidades da região, como Três Pontas e Varginha.

A proposta da rota vai além de um itinerário único. Trata-se de um conjunto de experiências que podem ser personalizadas de acordo com os interesses dos visitantes. O objetivo é integrar atrativos ligados à tradição do café, às águas termais e ao contato com a natureza, ampliando as possibilidades de turismo sustentável no território sul-mineiro.

Na Região Turística Encantos de Minas, o roteiro conecta a produção de cafés especiais às águas minerais de Caxambu. Já nas margens do Lago de Furnas, os turistas encontram opções de ecoturismo, como cachoeiras, passeios de barco e atividades em meio às paisagens naturais.

7daa4636 a87b 4a12 9672 96b88258fb11
Fazenda Pedra Negra, em Três Pontas, onde foi lançada a a rota turística. (Foto: divulgação).

150 municípios e cerca de 3 milhões de habitantes

Segundo Braz Pagani, presidente da EDERSUL, a ação é estratégica para promover o desenvolvimento da região. “Com a Rota Turística do Café e das Águas de Furnas, a região dá um passo importante para consolidar-se como destino de referência no turismo nacional, unindo tradição, hospitalidade e inovação para oferecer experiências únicas aos visitantes”, diz.

Com mais de 150 municípios e cerca de 3 milhões de habitantes, o Sul de Minas é reconhecido por sua diversidade econômica, que combina indústria, agropecuária e turismo. A criação da rota reforça a vocação regional para atrair visitantes e estimular a geração de renda, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza sua identidade cultural e natural.

Compartilhe