Estudantes de Minas Gerais terão até 25 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O pedido deverá ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, acessível pelo login único do GOV.BR.
Poderão solicitar a isenção os estudantes do último ano do ensino médio, aqueles que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também têm direito a isenção os estudantes do 3° ano do ensino médio que participam do programa Pé-de-Meia.
“A isenção da taxa de inscrição do Enem é uma porta de acesso fundamental para que nossos estudantes mineiros realizem o exame e sigam seus sonhos de ingressar no ensino superior. Garantir essa oportunidade é investir no futuro da nossa juventude e na continuidade de suas trajetórias educacionais”, afirma a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Vanessa Nicoletti.
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 12 de maio, abrindo um prazo para recursos entre os dias 12 e 16 de maio. A divulgação final do resultado dos recursos está prevista para 22/5. Os candidatos que conseguiram a isenção na edição anterior do Enem (2024) e não compareceram a ambos os dias de prova precisam, obrigatoriamente, justificar sua ausência para poderem solicitar a gratuidade para o Enem 2025.
Documentos
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento essencial ao exercício da cidadania e ao acesso a diversos serviços públicos. Além disso, o documento é essencial para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, como também para efetivar a inscrição no exame.
Acesse aqui o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).