Educação

Saiba como solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

(HQ) prova enem   vestibular   WilsonDias Agencia Brasil (1) (1)1

Estudantes de Minas Gerais terão até 25 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.  O pedido deverá ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, acessível pelo login único do GOV.BR.

Poderão solicitar a isenção os estudantes do último ano do ensino médio, aqueles que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também têm direito a isenção os estudantes do 3° ano do ensino médio que participam do programa Pé-de-Meia.

“A isenção da taxa de inscrição do Enem é uma porta de acesso fundamental para que nossos estudantes mineiros realizem o exame e sigam seus sonhos de ingressar no ensino superior. Garantir essa oportunidade é investir no futuro da nossa juventude e na continuidade de suas trajetórias educacionais”, afirma a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Vanessa Nicoletti.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 12 de maio, abrindo um prazo para recursos entre os dias 12 e 16 de maio. A divulgação final do resultado dos recursos está prevista para 22/5. Os candidatos que conseguiram a isenção na edição anterior do Enem (2024) e não compareceram a ambos os dias de prova precisam, obrigatoriamente, justificar sua ausência para poderem solicitar a gratuidade para o Enem 2025.

Documentos

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento essencial ao exercício da cidadania e ao acesso a diversos serviços públicos. Além disso, o documento é essencial para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, como também para efetivar a inscrição no exame.

Acesse aqui o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Compartilhe