Educação

Segurança para focar a educação

vb ed283 setembro 24 capa Segurança para focar a educação

Espaço Ludus: segurança para as crianças e conforto para as famílias

 

Colégio Santa Dorotéia cria Comitê de Gestão de Risco e adota protocolos para garantir o bem-estar físico e a saúde emocional do estudante

 

Garantia de segurança para focar a educação. É com essa premissa que o Colégio Santa Dorotéia, atento à inovação, trabalha para oferecer a melhor qualidade na formação humana integral. Pensando nisso, a cada período de férias, são realizadas obras para a comodidade dos seus 3.350 estudantes e 381 educadores. Como ter segurança é primordial para a tranquilidade das famílias, o colégio sexagenário não hesita em investir para modernizar.

Em 2023, a diretoria, preocupada em garantir mais proteção, criou o Comitê de Gestão de Risco e contratou uma empresa especializada em análise de riscos para assessorar suas práticas. Esse comitê, formado por membros da equipe educacional e por familiares especialistas, sendo um advogado, um gestor de risco e um capitão da PM, se reúne todos os meses.

 O Santa Dorotéia possui área de 33.310 m2 , quatro portarias, sala de monitoramento para as 230 câmeras, além dos profissionais treinados. Investe também em inovação tecnológica, como reconhecimento facial, leitura biométrica e cartão exclusivo com QR Code. Os protocolos implementados pelo comitê aprimoram o controle contra risco de incêndio, o uso das cercas nos muros e a acessibilidade a todos os espaços por meio de elevadores, rampas e corrimãos. Além das três enfermarias e dos kits de primeiros socorros, o colégio vai realizar treinamento simulado de evacuação e lockdown.

Obras recentes no Espaço Ludus, ambiente específico do maternal e da educação infantil, deram conforto para as famílias aguardarem as crianças. A instalação do reconhecimento facial nessa área foi outro ganho importante.

A coordenadora administrativo-financeira, Leila Dias, conta que a preocupação não se limita à integridade física. “Somos um colégio humano e cristão. Temos que nos preocupar com o bem-estar tanto físico quanto emocional do estudante. Criamos um canal on-line para receber, em sigilo, relatos de qualquer tipo de incômodo ou situação indevida. É mais um cuidado alinhado ao plano de ações para saúde mental e combate ao bullying. Uma forma de apoiarmos diante de dificuldades relacionadas com o colégio ou não, mas que possam afetar sua vida”, esclarece.

Os profissionais de apoio escolar, presentes nas salas de aula e ligados ao Núcleo de Atendimento à educação inclusiva, são fundamentais para o perfil do colégio. “Estão capacitados para acompanhar os estudantes que requerem atenção dedicada”, reforçando a forma como trabalha uma instituição humanista, referência na educação básica.

Compartilhe