COSMOS+ House: versatilidade na impressão de casas
Foto:Divulgação
Projeto arquitetônico inovador em lançamento no Vale do Sereno e impressora 3D que permite construção em tempo recorde são diferenciais do Grupo Katz
Em busca constante por inovação e soluções criativas nos processos construtivos, o quase cinquentenário Grupo Katz chega à reta final do ano com novidades que prometem uma verdadeira revolução, tanto nos padrões de moradia de alto luxo, com o lançamento do edifício Tríade, no Vale do Sereno, quanto na apresentação de um equipamento revolucionário que promete contribuir para reduzir o déficit habitacional no Brasil. Trata-se da Cosmos 3D, uma impressora capaz de construir uma moradia em dois dias. Tanto para chegar ao projeto do Tríade, quanto para desenvolver o inédito equipamento, ambos em Nova Lima, a Katz buscou parceiros com atuações internacionais.
O Tríade é um projeto arquitetônico inovador inspirado no movimento orgânico da natureza, que possibilita vista 360° do Vale do Sereno. É fruto de uma parceria entre a Katz Construtora e o escritório internacional da Jacobsen Arquitetura. A obra estabelece um desenho escultural e cria uma intrínseca relação entre o objeto arquitetônico e a paisagem que o abraça. Traz soluções que sublinham a vista 360° de cada um dos apartamentos ao skyline, bem como a adoção de espaços verdes, que entremeiam os diferentes pavimentos com uso de materiais naturais.
A edificação foi concebida em diferentes tipologias residenciais, de 486,21m2 a 1384,47 m2. Apresenta acabamentos internos personalizados, distribuídos ao longo de 30 pavimentos. Para equalizar a introdução do edifício sobre a paisagem, e sobretudo, no eixo urbano que ainda passa por transformações, optou-se pela fragmentação do edifício em três volumes sobrepostos e parcialmente rotacionados.
A solução contribui para a fluida transição estética quando visto de longe ou a partir da via de acesso. “Estabelecendo uma abordagem silenciosa sobre o bairro bastante arborizado, a torre não se impõe à paisagem, ao contrário, cria um harmonioso diálogo com o meio em que está inserida”, explica Christian Rojas, gerente de projetos da Jacobsen Arquitetura.
O projeto paisagístico também é um dos diferenciais do empreendimento. Pensando a partir do conceito de jardim naturalista, o Tríade tem forte inspiração na sustentabilidade. “O paisagismo se desenha de forma orgânica, com espécies nativas e adaptadas ao local para reproduzir de forma fiel à natureza do entorno, que é extremamente diversa e rica”, esclarece Rodrigo Oliveira, CEO da Rodrigo Oliveira Paisagismo, responsável pelo projeto paisagístico do edifício Tríade.
Jardins, materiais naturais, amplas aberturas para entrada de luz natural criam uma convidativa atmosfera ao cotidiano dos futuros moradores. O conceito do complexo residencial Tríade traz como um dos diferenciais a posição do core estrutural e as circulações verticais, que viabilizam o arranjo perimetral de todos os ambientes, fazendo com que cada um dos pavimentos, incluindo o térreo, se abram à paisagem. “Considerando aspectos como a biofilia, a proposta tem como embasamento a nossa ampla experiência em projetos residenciais de grande escala para criar apartamentos como residências que se elevam sobre a vista”, pontua Christian Rojas.
Agora é descrever a grande revolução que se anuncia, de forma pioneira, no Brasil e na América Latina, com o lançamento da Impressora 3D desenvolvida pela Katz Construções em uma joint-venture com a companhia espanhola IT3D. A Cosmos permite construir edificações em tempo recorde, com precisão e liberdade geométrica. Além disso, reduz até 90% de desperdício de concreto, diminuindo o impacto ambiental e custos, o que pode revolucionar a habitação popular no Brasil.
As empresas parceiras vêm trabalhando ao longo dos últimos anos no Modelo Cosmos X1. O equipamento é capaz de produzir em larga escala. Uma construção complexa pode ser finalizada em até dois dias depois que se inicia o processo de produção, o que será um marco disruptivo na engenharia civil do país, podendo solucionar os problemas habitacionais brasileiros, com baixo custo e qualidade. “Com a tecnologia, podemos fazer centenas de casas, habitações populares em um prazo muito exíguo e com um custo menor. Oferecemos redução de tempo, liberdade geométrica e qualidade superior”, explica o presidente do Grupo Katz, Daniel Katz. De acordo com Daniel, outro diferencial da impressora 3D é deter a tecnologia que possibilita realizar todo o processo de confecção de uma edificação. “Nossa tecnologia é toda in house, o que nos permite ser e ter todo o estado da arte em nossos processos. Isso diminui custos e aumenta a velocidade da entrega dos projetos aos clientes”, pontua.
A Cosmos 3D segue em operação no Brasil e o projeto está aberto a novas parcerias. Em setembro, o presidente do Grupo Katz esteve no Europe GRI, em Paris, evento de uma das principais redes globais do setor imobiliário e de infraestrutura. Nos dias 22 e 23 de novembro, foi a vez da Cosmos 3D ser apresentada no Brazil GRI, no Hotel Unique, em São Paulo.