Notícias

JUNTOS PELA TRANSFORMAÇÃO DO TRANSPORTE: COMPROMISSO COM UM FUTURO SUSTENTÁVEL

ed293 julho 25bv2 capa juntos pela transformacao do transporte

Foto:Divulgação

O transporte é um dos pilares da economia brasileira e protagonista na transição energética e na redução de emissões. Por isso, o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) tem atuado em uma intensa agenda institucional de mobilização e posicionamento do setor nos temas climáticos, alinhado às melhores práticas globais de sustentabilidade e compromissado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em parceria com a Motiva, o CEBDS, e o Insper, lideramos a Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, que apresentou ao governo brasileiro um plano com 90 medidas capazes de reduzir em até 70% as emissões do setor até 2050. Desenvolvido por mais de 50 entidades, esse trabalho inédito pode atrair mais de R$ 600 bilhões em investimentos verdes e consolidar o Brasil como referência em mobilidade sustentável, a partir de caminhos concretos para acelerar a inovação tecnológica e o protagonismo como líder global.

Também intensificamos nossa participação no Hub de Biocombustíveis e Elétricos, espaço de articulação com governo, setor produtivo e instituições financeiras para acelerar a adoção de energia limpa no transporte. A clínica técnica realizada em 12 de junho, na sede do Sistema Transporte, foi decisiva ao debater modelos de financiamento que tornem essa transição possível, respeitando a diversidade de modais e realidades operacionais do trans porte brasileiro.

As nossas iniciativas são norteadas por colaborar as políticas públicas, como o Comitê de Taxonomia Sustentável, e a participação na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É fundamental pontuar também a nossa atuação no Plano Clima, já que muito conteúdo foi produzido pelo setor de transporte, como dados e subsídios técnicos que evidenciam o nosso papel central na mitigação de emissões. A agenda ambiental já faz parte da realidade do setor de transporte há bastante tempo. Criado em 2007 pela CNT, em parceria com o SEST SENAT, o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir é hoje a maior iniciativa privada de sustentabilidade ambiental do segmento no Brasil. Nossos técnicos percorrem todo o país realizando avaliações veiculares ambientais, que já somam mais de 4,9 milhões em mais de 27 mil empresas atendidas.

A AGENDA AMBIENTAL JÁ FAZ PARTE DA REALIDADE DO SETOR DE TRANSPORTE HÁ BASTANTE TEMPO

O compromisso se fortalece à medida que ampliamos a atuação internacional. Na COP30, teremos uma participação histórica, com presença na Blue Zone (espaço oficial de negociações da ONU) e na Green Zone (espaço aberto à sociedade civil). Levaremos também a Estação do Desenvolvimento, um espaço de conexões, debates e experiências que vão mostrar ao mundo como o transporte brasileiro avança na descarbonização e na construção de um futuro sustentável. Além disso, reforçando o nosso papel como multiplicadores do Pacto Global da ONU, convidamos as empresas do trans porte a aderirem a essa agenda.

Trata-se de um movimento coletivo que demanda responsabilidade, inovação e, sobretudo, colaboração. O futuro exige diálogo, investimento e ações adaptadas à realidade brasileira. O Sistema Transporte está preparado para liderar essa transformação. Ao lado das empresas, dos trabalhadores, do poder público e da sociedade, seguimos firmes na construção de um setor cada vez mais eficiente, limpo e comprometido com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Compartilhe