Modelo fortalece identidade felina da Peugeot
FOTOS | DIVULGAÇÃO
Novo Peugeot 2008 fortalece identidade inovadora da marca
Lançado em agosto de 2024, o Novo Peugeot 2008 acumula 10.620 unidades vendidas, o que mostra o acerto da marca em apostar em um modelo com design impactante e único. O Novo Peugeot 2008, no segmento B-SUV, fortalece a identidade inovadora e felina da montadora, ao passo que eleva os padrões de elegância, tecnologia e robustez entre os utilitários esportivos, segmento de relevância absolutamente indiscutível em todos os mercados.
As novidades começam pela assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal com o novo logotipo Peugeot – que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão – e se estende até os faróis. A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito sofisticada, definitivamente uma rubrica do leão.
As luzes de ré e os piscas também são em LED. Na lateral do Novo Peugeot 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17”, dotadas de um desenho que recebe o novo emblema ao centro. As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama. Para as versões GT, adicionam-se o teto biton na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.
A nomenclatura 2008 está es tampada na porção traseira do veículo, em nova grafia. Já a configuração 100% elétrica conta com a aplicação da letra “E” em azul e branco, antes da identificação do modelo. Apesar do visual mais robusto, o Novo Peugeot 2008 tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos – sem abrir mão de conforto e comodidade.
O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos (no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros). O Peugeot i-Cockpit®, amplamente reconhecido no mercado automotivo, entrega ergonomia única a partir de soluções inteligentes e funcionais, a fim de acomodar o condutor de maneira muito exclusiva e confortável, com o máximo de comandos estrategicamente posicionados.
O volante Sport Drive é uma das principais características do sistema. Compacto, com regulagem de altura e profundidade, ele traz revestimento em couro, apresenta o novo logotipo da marca ao centro e aloja os comandos do sistema multimídia (fontes de áudio e telefone), bem como os controles de volume e voz. O painel de instrumentos digital, posiciona do ao nível dos olhos, por cima do volante, tem um novo design de telas de 10” e alta definição e, ainda, é totalmente personalizável. As versões Active e Allure contam com painel digital 2D, novidade na gama Peugeot.
Para as versões GT, o sistema adiciona painel digital 3D e tecnologia holográfica, representando a mais atual geração do Peugeot i-Cockpit®. No centro do painel está o inédito sistema de entretenimento Peugeot i-Connect®, que dispõe de uma tela touchscreen de 10,3 polegadas de alta definição. Com respostas semelhantes às de um smartphone, essa multimídia totalmente nova garante uma experiência de uso extremamente intuitiva, tornando muito fácil o acesso a todas as informações.
O sistema multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A. Como novidade, o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo.
O interior é escurecido, com aplicação de detalhes cromados em alguns pontos, como maçanetas internas, frisos dos difusores de ar e painel. O painel recebe revestimento Carbon em todas as versões, enquanto o acabamento e o estilo dos bancos variam de acordo com a configuração, po dendo mesclar tecido e couro, revestimento 100% em couro, ou alcântara.
Há, ainda, elementos exclusivos para as versões GT, como pedais esportivos e soleira em alumínio, tapetes com bordado GT e costura verde em detalhes internos e painéis de porta. Todas as versões são equipadas com o Motor Turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.
Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve. O excelente desempenho do Novo 2008 é resultado, também, do trabalho deste propulsor associado ao câmbio CVT de sete velo cidades.
Toda a gama conta ainda com itens como freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. Para completar, os veículos contam com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis airbags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.