Lucas Lizot conduz as sessões, oferecidas às quartas-feiras
Kurotel agrega nova experiência de relaxamento aos tratamentos oferecidos
Estresse, ansiedade e distúrbios do sono; queixas recorrentes de um mundo acelera do. Aliviar as tensões é preciso para preservar a saúde física e mental. A sound therapy – ou terapia do som – é a nova experiência de relaxamento do SPA médico Kurotel, centro especializado em saúde, localizado em Gramado, e considerado um dos melhores do mundo na categoria.
A sound therapy é conduzida, no Kurotel, pelo psicoterapeuta Lucas Lizot, que a descreve como uma massagem sonora pelo uso do gongo e das taças terapêuticas Peter Hess, que segundo ele, possuem efeito cientificamente comprovado. “Devidamente conduzidas, as vibrações sonoras desempenham um papel curativo para o ser humano em diversos níveis. Vão criando um estado de relaxamento e uma ponte de acesso às informações intrínsecas do ser.”
Deitado sobre um colchão especial, que flutua na piscina, o cliente recebe vibrações sonoras que se espalham pela água, em ondas, que auxiliam no processo calmante, atuando para soltar tensões e trazer uma sensação profunda de bem-estar. Em práticas milenares como o yoga, por exemplo, a sound therapy auxilia no processo meditativo. Civilizações antigas, como a tibetana e a indiana, já utilizavam instrumentos sonoros e vibrações como forma de cura e conexão espiritual.
Durante uma sessão de sound therapy, o participante é exposto a frequências sonoras específicas com o objetivo de induzir o cérebro a estados de relaxamento semelhantes aos alcançados em práticas meditativas profundas, em que as ondas são associadas à redução do estresse e ao aumento da sensação de bem-estar. De acordo com Lucas Lizot, a terapia sonora tem como benefícios a dis solução de bloqueios físicos, emocionais, mentais e energéticos. Também produz sensação de leveza, melhora a percepção corporal e influencia até na regeneração celular, podendo auxiliar no pré e pós-operatório.
Diferentemente da musicoterapia, que também trabalha com os efeitos da música, a sound therapy trabalha as vibrações das ondas cerebrais para atingir os níveis Theta – estado meditativo – ou Delta, quando estamos dormindo, mas ainda não estamos sonhando. Este é um estado essencial para a recuperação física e mental do organismo, além de estar associado à liberação de hormônios de crescimento.
A teoria por trás da sound therapy é que tudo no universo vibra, incluindo o corpo humano. Quando uma pessoa está doente ou energeticamente desequilibrada, acredita-se que as vibrações dela se encontram fora de sintonia.
Não faltam pesquisas e artigos publicados que indicam como frequências sonoras podem estimular o sistema nervoso parassimpático, responsável pelas respostas de relaxamento do organismo. O boletim eletrônico emitido pelo Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos publicou o artigo Música e saúde, o que a ciência diz. A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos também publicou Effects of Sound Interventions on the Mental Stress Response in Adults – Efeitos das intervenções sonoras na resposta ao estresse em adultos – mostrando que música relaxante e sons podem reduzir marcadores fisiológicos e psicológicos do estresse, como pressão arterial, ansiedade e cortisol.
A sound therapy tem sido utilizada como prática complementar em ambientes terapêuticos e hospitalares e, embora não substitua abordagens médicas tradicionais, especialistas ressaltam que a terapia do som pode potencializar processos de recuperação e autocuidado.
Para reservas, basta acessar o site www.kurotel.com.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (54) 99121-2132.
