Contribuintes de Belo Horizonte têm até esta sexta-feira (30) para quitar antecipadamente o IPTU de 2026 com desconto de 7%. O abatimento é aplicado sobre qualquer valor entre o mínimo, correspondente a duas parcelas, e o limite máximo indicado na guia, que pode chegar a 11 parcelas, desde que o pagamento seja feito dentro do prazo.
As guias foram entregues nos endereços cadastrados, mas também podem ser acessadas de forma digital no Portal da PBH. A partir de fevereiro, o imposto poderá ser parcelado em até 11 vezes, com vencimentos mensais sempre no dia 15. A opção pelo parcelamento não garante o desconto oferecido para quem antecipa o pagamento.
Arrecadação e cadastro imobiliário
O cadastro imobiliário da capital reúne cerca de 876 mil imóveis, dos quais 788 mil tiveram o IPTU lançado em 2026. Outros 88 mil estão isentos da cobrança por desoneração integral. Neste ano, o valor total lançado, considerando IPTU e taxas, soma R$ 2,83 bilhões, com expectativa de arrecadação de R$ 2,38 bilhões até dezembro. A estimativa da Secretaria Municipal de Fazenda é que aproximadamente metade desse montante seja paga ainda em janeiro.
Contribuintes que discordarem do valor cobrado podem solicitar revisão até o dia 4 de fevereiro. O pedido deve ser feito preferencialmente pelo Portal da PBH, com atendimento presencial no BH Resolve restrito a situações excepcionais, como nos casos de pessoas idosas, tuteladas, curateladas ou sem meios para realizar a solicitação online. Para atendimento presencial, é necessário agendamento prévio pelo site da prefeitura.
Créditos: Pixabay
