Governo de Minas Gerais decretou luto de três dias
Autoridades, amigos e familiares prestam homenagens ao prefeito Fuad Noman nas redes sociais e em comunicados oficiais. Fuad faleceu nesta quarta-feira (26/3), aos 77 anos, vítima de complicações de um câncer.
A família postou uma mensagem no Instagram de Fuad Noman, ressaltando a importância do marido, pai, sogro e avô sempre dedicado:
“Hoje estamos reunidos para te homenagear, expressar todo o nosso amor, gratidão e orgulho por você. A maioria das pessoas vai se lembrar do prefeito de suspensórios, do avô carismático que, com coragem e obstinação, comandou Belo Horizonte, cuidou das pessoas e ganhou o carinho, o respeito e a confiança delas. Mas, para nós, você sempre será muito mais do que o homem que tanto se dedicou ao trabalho e à vida pública. Conosco, permanece o marido carinhoso e companheiro, sempre orgulhoso da família que construiu; o pai amoroso que amava uma pescaria e que nos ensinou o valor da honestidade, do respeito e da perseverança; o sogro que sempre apoiou e ajudou em todas as situações; o avô afetuoso, que iluminou os netos com seu exemplo, suas boas histórias e seus abraços. Te amaremos para sempre! 🖤 Mônica, Paulo Henrique, Gustavo, Claudia, Fabiana, João Pedro, Mateus, Isabela e Rafael.”
O Governo de Minas lamentou o falecimento do prefeito e decretou luto oficial de três dias. “Considerado um dos mais importantes nomes da política mineira, Fuad foi um líder que dedicou sua vida ao serviço público e à construção de uma sociedade mais desenvolvida”, afirmou o Executivo estadual em nota de pesar.
“Fuad Noman ocupou diversos cargos de destaque no governo estadual, como secretário de Estado da Fazenda, implementando políticas fiscais que impulsionaram a economia mineira; secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, responsável por importantes obras de infraestrutura; e presidente da Gasmig, expandindo a rede de gás natural em todo o estado. Sua visão estratégica foi fundamental para superar desafios e buscar soluções, deixando um legado de desenvolvimento e progresso para Minas Gerais. Sua partida representa uma grande perda para Belo Horizonte e para Minas Gerais. Neste momento de luto, o Governo de Minas se solidariza com a família, amigos e todos os belo-horizontinos.”
Trecho da nota de pesar do Governo de Minas Gerais
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) também emitiu nota, na qual afirmou receber “com grande pesar a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman”.
“Político íntegro, ético e competente, Fuad sempre priorizou o diálogo e a união, reforçando a sua vocação para a vida pública. Sua dedicação à cidade e seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de nossa capital deixam um legado importante. Manifesto meus sentimentos e solidariedade à sua família e amigos neste momento de dor”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Fiemg.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou, em nota, ter recebido “com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Economista de formação, Fuad dedicou décadas de sua vida ao serviço público, pautado pelo compromisso com a ética e o diálogo. Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos e com todo o povo belo-horizontino. Que Deus conforte a todos.”
Nas redes sociais, o PL Minas lamentou a morte de Fuad. O presidente do partido, deputado federal Domingos Sávio, expressou sua solidariedade aos familiares, amigos e a toda a população belo-horizontina. “Fuad foi um gestor comprometido com a capital mineira e deixa um legado de dedicação ao serviço público”.
Também em post nas redes sociais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enalteceu a figura do “agente público, que percorreu uma longa trajetória, destacando-se por sua integridade, pelo forte senso de dever cívico e pela competência. Será lembrado, ainda, por sua gentileza, pela capacidade de escuta e pelo foco permanente no interesse público”, destacou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.
Homenagem também foi feita pelos comerciantes da Feira dos Produtores. Em post no Instagram, disseram que “Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Neste momento de luto, expressamos nossas condolências à família, amigos e a todos os cidadãos belo-horizontinos.”