Cultura

Festival forumdoc.bh convida o público a mergulhar em novas formas de ver o mundo

cine santa tereza foto ricardo laf 3 1
Foto: Ricardo Laf/FMCBH

Entre os dias 22 e 30 de novembro, o Cine Santa Tereza será tomado por histórias, olhares e vozes que compõem o 29º forumdoc.bh. Com quase três décadas de história, o forumdoc.bh consolidou-se como um dos principais festivais dedicados ao cinema documental no país. Além das exibições, o evento promove debates e oficinas, estimulando a formação crítica e o intercâmbio de ideias e visões sobre a sétima arte. 

Idealizado pela Filmes de Quintal, o evento convida o público a participar de uma experiência cinematográfica que une arte, memória e reflexão, destacando a potência do documentário contemporâneo. Em mais uma edição, o já tradicional festival reafirma sua missão de democratizar o acesso ao audiovisual e fortalecer o cinema como espaço de encontro, diversidade e pensamento coletivo.

Entre os destaques desta edição estão o longa “As Dores do Mundo: Hyldon” (2025), que celebra os 50 anos do álbum “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”, e “Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” (2024), que acompanha a busca de uma mulher indígena pelo pai desaparecido na ditadura militar. O público também poderá assistir ao premiado “Cais” (2024), um olhar poético sobre as águas do Maranhão e da Bahia, e “A Voz de Deus” (2025).

A mostra, com entrada gratuita, reúne 21 filmes entre curtas e longas-metragens que abordam temas como política, resistência e identidade coletiva. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla ou diretamente na bilheteria do cinema.

Compartilhe