A Metropax estará presente em 16 cemitérios de Belo Horizonte e região metropolitana oferecendo estrutura, apoio e ações simbólicas que convidam à reflexão e à celebração da vida no próximo domingo (2/10) no dia de Finados. As atividades da Metropax começam às 8 horas e terminamàs 17 horas.
As atividades são realizadas há décadas com o propósito de transformar a dor da perda em acolhimento e memória. Quatro cemitérios municipais da capital terão missas que serão realizadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte em parceira da Metropax.
A empresa preparou uma infraestrutura para garantir um ambiente humanizado, respeitoso e acolhedor. Em Belo Horizonte a programação ocorrerá nos cemitérios da Paz, Bonfim, Consolação e Saudade.
“O dia de Finados não precisa ser um dia de tristeza. É, acima de tudo, um momento de conexão profunda. Queremos que as famílias saiam dos cemitérios mais acolhidas, lembrando com carinho e celebrando o legado de amor deixado,” afirma Vivianne Brasil, CEO da Metropax.
Região metropolitana
Em Contagem as atividades no dia de Finados serão nos cemitérios Bom Jesus e Flamengo; em Betim, a presença será no Cachoeira. Já em Ribeirão das Neves, as atividades ocorrem nos cemitérios Justinópolis, Porto Seguro e Senhor da Paz.
A programação também inclui Ibirité, com atendimento nos cemitérios Canal e Central, e a Sabará, no Parque Terra Santa. A Metropax também preparou atividades nos cemitérios Belo Vale e do Carmo, em São Santa Luzia. Em Esmeraldas, o acolhimento ocorre no Recanto do Paraíso.
Destaques da programação
Nos cemitérios da Paz, Bonfim, Consolação e Saudade haverá uma revoadas de balões. O visitantes poderão participar de uma homenagem simbólica. Os nomes dos entes queridos serão escritos em balões, preparados pela equipe da Metropax para a revoada coletiva, que representa a elevação das memórias e o amor que permanece.
Segundo a Metropax, as revoadas de balões estão programadas para ocorrer ao longo da manhã: Cemitério da Paz (10h), Bonfim (11h), Consolação (11h) e Saudade (10h30).
Confira abaixo outras atividades da Metropax para o dia de Finados
-
Cuidado Integral: aferição de pressão e massagens relaxantes, reconhecendo o desgaste físico e emocional do luto;
-
Fé e Conforto: celebrações religiosas e missas ao longo do dia;
-
Café e Acolhimento: espaços para pausa, lanche e conversa em ambiente acolhedor;
-
Brindes Simbólicos: distribuição de itens que marcam a lembrança e o cuidado;
-
Música e Reflexão: apresentações ao vivo ajudam a transformar o silêncio da saudade em um instante de paz e lembrança.
Confira os horários das missas
-
Cemitério da Saudade: 7h, 9h, 11h, 13h e 15h;
-
Cemitério da Paz: 7h30min, 9h, 11h, 13h30, 15h, 16h30min;
-
Cemitério da Consolação: 8h, 10h e 15h;
-
Cemitério do Bonfim: 8h, 10h, 14h, 16h.
A Metropax lembra que as atividades podem variar de acordo com a estrutura e o espaço de cada cemitério, podendo ocorrer de forma diferenciada entre as unidades atendidas pela empresa.
“A Metropax entende que o luto é um processo e que a saudade é eterna. Nossas ações buscam transformar a data em um dia onde a dor da perda é suavizada pela celebração da vida e pelo acolhimento comunitário”, finaliza Vivianne Brasil.
Leia também:
“Aquarela da Vida” será o tema do dia de Finados do Bosque da Esperança
Grupo Zelo divulga programação do Dia dos Finados; confira – Revista Viver Brasil

