Com a chegada das férias escolares, cresce a vontade de viajar e aproveitar dias de descanso em meio à natureza, boa gastronomia e experiências únicas. Para quem busca um destino completo no interior paulista, Serra Negra é uma excelente escolha. Integrante do Circuito das Águas Paulista, a cidade combina tradição e renovação: famosa por suas águas termais e pelo comércio de malhas, couro e artesanato, vem se reinventando nos últimos anos, apostando no turismo rural, nas vivências autênticas e no acolhimento típico do interior.
Um local imperdível para conhecer é o Alto da Serra. Com uma paisagem deslumbrante, de onde é possível avistar não só Serra Negra em seu esplendor, mas também as cidades em seu entorno, o local é ponto imperdível para apreciar o pôr-do-sol. Oferece uma estrutura com bancos, mesas e food trucks para maior conforto. Dali também partem os aventureiros que vão saltar de parapente.
Turismo rural
Em Serra Negra o visitante encontra ainda diversas fazendas que podem ser visitadas. São produtoras de café premiado, vinhos, queijarias artesanais e alambiques que mantêm viva a tradição da cachaça. A mistura de sabores, história e paisagens serranas transforma o destino em um dos mais completos para quem busca experiências autênticas no interior paulista. O café, por exemplo, faz parte da história do município, sendo herança dos imigrantes italianos que chegaram à região no fim do século XIX. O solo fértil e o relevo montanhoso criaram as condições ideais para o cultivo de cafés especiais, que hoje colocam a cidade entre as mais reconhecidas do país. Prova disso é o sucesso do Café Nonno Marchi, do Sítio São Geraldo, que conquistou quatro troféus na 18ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista. Vale lembrar que a empresa Serra 4×4 oferece passeios de jipe por essas localidades, enriquecendo ainda mais a experiência.
Outro destaque é a presença de Serra Negra na Rota Nascentes, Águas e Serras Paulistas, uma das oito Rotas do Queijo de São Paulo, projeto estadual que valoriza o turismo gastronômico e o trabalho dos produtores artesanais.
Centro da cidade
Além desses atrativos, vale aproveitar o centro de Serra Negra, com fontes de águas minerais, feirinhas de artesanato, passeios de teleférico, praças e cafés charmosos. Ali também é possível visitar a icônica Fontana di Trevi, réplica da escultura europeia que homenageia o legado italiano da cidade. Para as crianças, a Disneylândia dos Robôs é uma atração curiosa e interessante, que promete despertar a criatividade e imaginação.
Por fim, fazendo jus ao seu legado das águas, outro ponto imperdível a ser visitado é o Balneário Spa Serra Negra, localizado dentro do Centro de Convenções local e que oferece uma infinidade de banhos com águas especiais e tratamentos diversos a preços acessíveis.
Em relação à hospedagem, o que não faltam são opções: hotéis fazenda agradam famílias e grupos que querem estar mais em contato com a natureza enquanto pousadas charmosas e aconchegantes são ideais para quem deseja sossego e romantismo. Já os hotéis do centro oferecem excelente localização com boa infraestrutura.
Mais do que um refúgio para as férias, Serra Negra é um destino que desperta todos os sentidos — do aroma do café recém-torrado ao sabor dos queijos premiados, passando pelas águas termais e pelo calor humano de quem recebe os visitantes com orgulho e tradição.
Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial
Foto destaque por: Gerson Cordeiro | Videograph
                    