Economia

UMA PONTE DE NEGÓCIOS ÍTALO-MINEIRA

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Valentino Rizzioli: “Foi a partir da Fiat que os italianos começaram a descobrir o potencial de Minas Gerais”

Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais completa 30 anos ajudando a criar oportunidades empresariais

 

Os interesses empresariais para investir em dois grandes mercados e a similaridade de negócios entre a Itália e Minas Gerais levou um grupo de empresários a fundar, em 1995, em Belo Horizonte, a Câmara de Comércio Ita liana de Minas Gerais. Trinta anos depois, a associação sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo da Itália, é referência tanto para empresários italianos que querem vir para Minas, quanto para os mineiros que querem conhecer mais o mercado da Itália.

Quem conta a história da entidade é Valentino Rizzioli, atual presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e primeiro executivo italiano da Fiat a chegar a Belo Horizonte, em 1970. “Foi a partir daí que os italianos começaram a descobrir o potencial de Minas Gerais. Antes, se você perguntasse na Itália onde era Minas Gerais ou Belo Horizonte, ninguém sabia. Fizemos um processo inicial começando pelo setor automotivo, devido à presença da Fiat, e depois isso se espalhou. Vimos o quanto era importante ter esse relacionamento, que não era só afetivo, mas de negócio entre Minas Gerais e a Itália”.

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Para a diretora da entidade, Ana Correa, havia muito a ser explorado e seria muito útil a criação de uma instituição que unisse os setores. “A Câmara, nesses 30 anos, foi percebendo a sinergia entre Minas e Itália para muito além do setor automotivo e hoje vale para todos os setores importantes da economia mineira”.

Atualmente, a instituição possui cerca de 200 empresas associadas e milhares que são conectadas no dia a dia. Desde 1998 passou a integrar a rede de colaboração das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior, que hoje é com posta por 80 câmaras, distribuídas em 55 países, e que dá suporte a mais de 25 mil associados. “Nas frequentes viagens à Itália, encontramos muitas demandas e possibilidades de parcerias entre Minas Gerais e a Itália. Nem sempre são empresas que se associam à Câmara de Comércio Italiana, mas que acabam impactadas pelo nosso trabalho e pelo ambiente econômico de Minas Gerais”, explica Ana Correa.

De acordo com Valentino Rizzioli, entre os setores de negócios que merecem destaque estão o minerário, o agroalimentar, o automotivo e o de tecnologias. “Com o advento da Stellantis, unindo grandes marcas ao grupo, percebemos que o Brasil e, principalmente, Minas Gerais. trouxe um protagonismo muito grande do setor automotivo no desenvolvimento de novas tecnologias e engenharias. Vemos cada vez mais aquelas empresas que perderam força dentro da Itália vindo para Minas Gerais e para o Brasil. É uma grande oportunidade”, afirma Ana Correa.

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Atualmente, as oportunidades de colaboração estão muito além do setor automotivo, que já está bem consolidado. Na mineração exis tem diversas demandas em Minas de empresas italianas, que atuam com equipamentos, má quinas e serviços. Assim como o setor de novas tecnologias. A produção de café disputa com a mineração os primeiros lugares da economia mineira. Na Itália, ele é um setor forte com a produção e torrefação do café expresso italiano e a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais tem trabalhado na aproximação entre os torrefadores italianos de excelência e os produtores mineiros. Já o setor agroalimentar, também muito forte na Itália e grande exportador para o mundo de produtos como queijos, vinhos, azeites, charcutarias, vê inúmeras possibilidades em outros mercados. “Especialmente por causa do contexto internacional de tarifações, a Itália está cada vez mais voltada para a América Lati na e para os mercados brasileiro e mineiro”, afirma Ana Correa. Além destes, também despertam o interesse das empresas mineiras e italianas os setores de turismo, moda, energia, logística e infraestrutura e construção.

A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais conta com representações em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Poços de Caldas, Montes Claros e Juiz de Fora. Na Itália, possui delega dos nas regiões da Emilia-Romagna, Piemonte, Campania, Veneto e Friuli Venezia Giulia.

“Nós estamos sentindo a necessidade dos dois mundos empresariais se unirem cada vez mais. O mineiro pode exportar para a Itália e abrir empresas, como também o italiano pode fazer o mesmo em Minas Gerais. Ou abrir uma joint-venture nas duas localidades. São grandes mercados, mas complicados por causa das leis italianas e brasileiras. Damos aos nossos associados todo o suporte para a adoção da joint-venture. Nós estamos enxergando um futuro muito bom para Minas Gerais e Itália, conclui”, explica Valentino.

Associada à Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, a Rima Industrial S/A possui uma importante organização sem fins lucrativos, a Fundação Vicintin, que atende mais de 9 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos municípios de abrangência da empresa, no Norte de Minas. Em BH, são 48 adolescentes no programa Ser Jovem. Mariza Bello Vicintin, CEO da fundação, foi uma das agraciadas com a medalha Italia Affari, promovida pela Câmara, em solenidade realizada no mês passado. “Com nossa origem italiana, fazer parte desde o início da história da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais é uma honra e responsabilidade ainda maior de cumprir e incrementar nossos objetivos sociais nas áreas mais vulneráveis do Estado, levando um pouco da arte, cultura e costumes italianos”, comenta.

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Para o vice-presidente de comunicação corporativa da Stellantis para a América do Sul, Fabrício Biondo, é motivo de orgulho para o grupo fazer parte da história de 30 anos da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais. “A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais tem sido uma ponte sólida entre culturas empresariais, promovendo o diálogo, a cooperação e o desenvolvimento sustentável entre Brasil e Itália. Para nós, essa trajetória se conecta profundamente com a nossa própria essência: uma empresa de alma global, que valoriza suas raízes italianas e o espírito inovador mineiro. Estar presente nesse marco é reafirmar nosso compromisso com a indústria, com a geração de oportunidades e com a construção de um futuro cada vez mais integrado e próspero”, destaca.

Também para comemorar os 30 anos de fundação, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais lançou o Guia Internacional de Negócios – Minas Gerais e Itália (Business Guide Minas-Italia) que poderá facilitar o intercâmbio comercial, cultural e tecnológico entre empresas de Minas Gerais e Itália. A publicação é bilíngue (português e italiano) com 96 páginas, apresentando as mais de 50 empresas-referência em Minas que já exportam ou importam da Itália. Biondo aponta que ser reconhecida no Business Guide Minas-Italia é um símbolo do papel estratégico que a Stellantis desempenha na conexão entre o Brasil e a Itália. “Essa presença reflete nossa relevância industrial, tecnológica e econômica em Minas Gerais, especialmente com o Polo Automotivo de Betim, um dos maiores centros de produção e inovação do país. Mais do que um reconhecimento, é um incentivo para continuarmos fortalecendo as relações comerciais, impulsionando investimentos e desenvolvendo soluções sustentáveis que unem o melhor dos dois mundos, a tradição e excelência italiana com a criatividade e a força produtiva brasileira”.

O guia está no formato físico e on-line, podendo ser acessado pelo link: https://online.fliphtml5.com/carolinalentz/nxnb/

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